Mais de um milhão de brasileiros tem Glaucoma; doença silenciosa pode levar a cegueira

A Organização Mundial da Saúde alertou recentemente para a crescente no número de registros de glaucoma no mundo. São cerca de 2,4 milhões de novos casos, o que totaliza 60 milhões de pacientes. Só no Brasil, a doença atinge 2% da população, ou seja, um milhão de brasileiros.

Um exame ocular pode identificar o glaucoma que não tem cura mas tem tratamento e o paciente consegue viver normalmente.

Como a doença não tem sintomas claros desde o início, até 40% da visão pode ser perdida sem que o paciente perceba.

O oftalmologista Rodrigo Magno explica que em uma simples consulta de rotina é possível diagnosticar o glaucoma, doença silenciosa e que muitas vezes se manifesta já em estado avançado:

Rodrigo Magno
rodrigomagnoglauc1

O glaucoma é considerado a principal causa de cegueira irreversível no mundo, pois há uma lesão no nervo ocular que afeta o campo de visão. Daí, nem cirurgia resolve a situação do paciente. Por isso é importante a prevenção. O tratamento é simples, usando apenas colírio:

Rodrigo Magno
rodrigomagnoglauc2

Rodrigo Magno alerta que todos devem ir ao menos uma vez ao ano no oftalmologista de confiança. Se a doença for diagnosticada o tratamento também inclui visitas periódicas ao profissional:

Rodrigo Magno
rodrigomagnoglauc3

O glaucoma é predominante em pessoas mais velhas, acima dos 40 anos. Mas há casos em adolescentes e jovens, por isso o acompanhamento deve ser feito por toda a família, especialmente se há registros da doença:

Rodrigo Magno
rodrigomagnoglauc4

O glaucoma, como dito anteriormente, é uma doença silenciosa, mas em alguns casos manifesta alguns sintomas como dor intensa nos olhos e na cabeça, vermelhidão no olho, dificuldade para enxergar no escuro e visão turva e embaçada. Nestes casos é preciso procurar um oftalmologista urgente.

O oftalmologista Rodrigo Magno atende na Clinmed Medicina Especializada, localizada na Avenida Presidente Vargas, 164, Vila Raquel, em Pará de Minas. Consultas podem ser agendadas pelo telefone é o (37) 3231-6020. A Clinmed oferece descontos especiais para associados Jadapax Cuidar e atende usuários dos convênios Unimed e Amil, entre outros.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!