Campanha de vacinação contra a febre aftosa começa dia 1º de maio
No domingo, dia 1º de maio, terá início a campanha nacional de vacinação contra a Febre Aftosa. A primeira etapa vai até o dia 31 e neste período deverão ser vacinados os bovinos e bubalinos de todas as idades.
Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter
O produtor que desrespeitar a exigência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) será autuado pelo órgão estadual de fiscalização e pagará multa. Em Minas Gerais, neste caso, será o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
A febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que é provocada por um vírus, que causa febre e vesículas (aftas) na boca e pés de animais de casco fendido. A enfermidade provoca a diminuição da produção de leite e perda de peso.
A multa para o produtor que deixar de vacinar o rebanho no prazo será de R$ 75,25 por animal. Se não for comprovada a vacinação até 10 de junho o infrator terá que pagar multa de R$ 15,05 por cabeça.
No ano passado o IMA um índice de vacinação contra acima de 96% nas duas etapas. Para 2016 a expectativa do órgão é que mais de 97% do rebanho em Minas Gerais seja vacinado.
Lucas Silva Jardim, chefe do escritório do IMA em Pará de Minas, revela que já foram repassadas todas as instruções de como serão a atuação durante toda a vacinação dos rebanhos nas propriedades:
Lucas Silva Jardim
lucslvjrd_aftosa1
Ele ressaltou ainda que no ano passado o estado de Minas Gerais ficou com índice de comprovação da vacinação muito abaixo do almejado. Por isso está sendo dado o sinal de alerta para que não haja problema no futuro:
Lucas Silva Jardim
lucslvjrd_aftosa2
Em Pará de Minas existem quatro lojas que vendem a vacina. A declaração do procedimento pode ser feita no escritório do IMA ou através do site do órgão, na internet.
A segunda etapa da campanha contra a febre aftosa ocorrerá no mês de novembro, quando os produtores de gado deverão vacinar todos os animais com até 24 meses de idade.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.