Diocese de Divinópolis orienta retorno à catequese nas paróquias da Igreja Católica
As atividades catequéticas das paróquias da Igreja Católica pertencentes à Diocese de Divinópolis foram restritas desde o início da pandemia, para conter a propagação do novo coronavírus.
Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 em todo o país, nesta semana a Diocese de Divinópolis publicou, por meio da Comissão Bíblico-Catequética, a possibilidade do retorno em todas as etapas. Porém, cada paróquia deve analisar a realidade de cada uma para um retorno seguro.
As inscrições devem seguir as orientações da Diocese. A primeira é para crianças que já completaram ou vão completar sete anos até o final de 2022; a segunda etapa para quem fez ou vai fazer oito anos até o final de 2022; e a terceira etapa que é a preparação para a primeira comunhão eucarística é voltada a crianças que já completaram ou farão nove anos até o final de 2022 e crianças e adolescentes mais de nove anos e menos de 14 anos que não tenham recebido a primeira comunhão.
A 1ª perseverança é voltada a adolescentes que já completaram ou completarão 10 ou 11 anos até o final de 2022 e já tenham feito a primeira comunhão eucarística; a 2ª perseverança para adolescentes que já completaram ou completarão 12 anos até o final de 2022; a 3ª perseverança para adolescentes que já completaram ou completarão 13 anos até o final de 2022.
A Crisma é para adolescentes que já completaram ou completarão 14 anos até o final de 2022; jovens e adultos com idade superior a 14 anos que não tenham recebido o sacramento da crisma ou da crisma e primeira comunhão eucarística; a Catequese com adultos é para adultos que não receberam nenhum dos sacramentos de iniciação à vida cristã como batismo, eucaristia e crisma.
Cada paróquia fica responsável por organizará o período e a forma de inscrição para o retorno da catequese. A Diocese de Divinópolis reforça ainda que o retorno da catequese, em todas as suas etapas, dependerá das possibilidades de cada comunidade paroquial como número de catequistas disponíveis, espaço adequado para acolher os catequizandos conforme as normas sanitárias vigentes em cada realidade.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.