Aedes aegypti prolifera mais rápido nesta época e Saúde pede ajuda da população
A combinação calor e pancadas de chuva, típica desta época do ano, é perigosa para a saúde pública. É que as chuvas rápidas e seguidas de muito sol ajudam a proliferar rapidamente criadouros do mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir Dengue, Febre Chikungunya e Zika vírus.
O trabalho de combate ao mosquito deve ser feito durante todo o ano, mas neste período os moradores precisam redobrar a atenção.
Poucos minutos na semana servem para dar uma olhada nos locais que possam acumular água em casa e ajudar a Vigilância em Saúde a combater o mosquito, como afirma ao Portal GRNEWS o agente de Endemias, Rogério Francisco Marinho:
Rogério Francisco Marinho
rogeriofmchu1
Antes o pedido era que as pessoas separassem alguns minutos a cada 10 dias para fazer a limpeza dos quintais, calhas e olharem se algum recipiente acumulava água em casa.
Nesta época a larva se transforma em mosquito mais rapidamente e por isso o Setor de Endemias pede que esta averiguação seja feita uma vez por semana:
Rogério Francisco Marinho
rogeriofmchu2
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 e 100 milhões de pessoas são infectadas por ano. Aproximadamente 20 mil infectados morrem em decorrência da Dengue anualmente no mundo.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.