Advogado não vê motivos para comemorar o Dia da Consciência Negra


Anualmente o Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o país para homenagear Zumbi, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

De acordo com relatos históricos ele morreu em 20 de novembro de 1695. O objetivo da data é induzir toda a sociedade a uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana. Os negros contribuíram muito com o desenvolvimento dos brasileiros.

A sociologia, a política, a religião e a gastronomia foram profundamente influenciadas pela cultura negra. O dia é de comemoração e uma oportunidade de mostrar profundo apreço pela cultura afro-brasileira.

Mas, infelizmente ainda são registrados muitos casos de discriminação no Brasil. Recentemente um jornalista da maior emissora de TV do país e um deputado federal fizeram declarações racistas.

Para o advogado Antônio Carlos Lucas, procurador jurídico da Câmara Municipal de Pará de Minas, esses episódios mostram a falta de consciência de muitas pessoas. Por isso ele não vê muitos motivos para comemorar a data:

Antônio Carlos Lucas
consciencianegraantonio1

Acredita que sempre haverá preconceito entre as pessoas porque infelizmente muitos não respeitam as diferenças. Ressalta que o segredo é saber respeitar os outros:

Antônio Carlos Lucas
consciencianegraantonio2

Para ele o mais importante é ter a atitude correta durante todos os dias do ano. Destaca o papel fundamental das escolas na conscientização dos estudantes em relação à discriminação racial:

Antônio Carlos Lucas
consciencianegraantonio3

Discriminar qualquer pessoa por causa de raça, condição social, religião, opção sexual ou nacionalidade é crime. As denúncias podem ser feitas e a Justiça poderá decretar a prisão dos culpados.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!