Comércio de Itaúna fecha as portas a partir de segunda; supermercados e farmácias podem funcionar

Itaúna decretou no dia 16 de março Situação de Emergência em Saúde Pública em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Várias medidas foram adotadas desde então.

O Portal GRNEWS apurou que o Município já suspendeu agendamentos diários para consultas; cancelou consultas oftalmológicas, avaliação de retina e cirurgias de catarata; alterou atendimentos do programa de saúde mental; suspendeu cirurgias eletivas de hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS); recomendou suspensão de cirurgias eletivas pela rede particular; atendimentos odontológicos somente em casos de urgência e suspendeu a obrigatoriedade de apresentação de procuração para dispensação de medicamentos na Farmácia Básica por 30 dias.


As aulas da rede municipal de ensino estão suspensas até 31 de março e há recomendação desta suspensão também na rede particular. Atividades na biblioteca e no projeto Escola Aberta também foram suspensas.

Outras duas portarias foram publicadas na tarde desta sexta-feira (20) e entre as principais medidas, a suspensão de atendimentos eletivos pela rede municipal de saúde. Além disso, estão limitados os funerais na cidade para no máximo três horas e apenas com familiares diretos e amigos próximos.

A partir de segunda-feira, 23 março, estão suspensos os alvarás de localização e funcionamento de casas de shows, boates, danceterias, salões de dança, casas de festas e eventos, feiras, exposições, congressos, seminários, shopping center, centro de comércio, lojas, cinemas, teatros, clubes de serviços, academias, clinicas de estética, parques, bares, restaurantes, lanchonetes, food trucks, autoescolas e templos religiosos.


Apenas supermercados, padarias, açougues, varejões, farmácias, laboratórios, clínicas, hospitais, casas lotéricas e bancos podem funcionar desde que limite quantidade de pessoas dentro dos estabelecimentos.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Itaúna, Maurício Gonçalves Nazaré, explicou aos associados como proceder neste momento de crise na saúde.

Segundo ele, as medidas visam a contenção do vírus e evitar novos infectados em Itaúna, já que 12 casos suspeitos foram registrados no município. E pede aos empresários que avaliem todas as situações com calma:

Reprodução/Redes Sociais

Maurício Gonçalves Nazaré
mauriciocoronaita1

A preocupação do empresário Willian de Pádua Carvalho é quanto à economia e o mercado de trabalho. Ele possui uma loja no Centro de Itaúna e sabe bem as dificuldades enfrentadas pelo comércio, principalmente se fechar as portas por muito tempo.

Mas acredita que estas ações iniciais podem minimizar os impactos do novo coronavírus:


Willian de Pádua Carvalho
williancoronaita1

No dia 17 de março o Cine Ritz, também localizado no Centro de Itaúna, fechou as portas após recomendação da Prefeitura. A gerente Danúbia Luiza de Oliveira acredita que o bom senso a favor da saúde é o que vale neste período:


Danúbia Luiza de Oliveira
danubiacoronaita1

As empresas autorizadas a funcionar devem disponibilizar álcool gel, sabonetes e toalhas descartáveis a trabalhadores e clientes, e o público deve manter distância de no mínimo um metro das outras pessoas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!