Central de bloqueio de celulares roubados ou já inutilizou quase 24 mil aparelhos em MG

Há dois anos foi criado em Minas Gerais a Central de Bloqueios de Celulares (Cbloc). A plataforma tem objetivo de bloquear dispositivos móveis que foram roubados ou furtados e com isso o criminoso perde o valor de mercado do aparelho no mundo do crime. Isto também desperta o desinteresse para a receptação destes celulares.

Além disso, com o aparelho bloqueado, os dados pessoas da vítima, fotos, mensagens e caminhos salvos em aplicativos de GPS por exemplo ficam protegidos, dando mais segurança à pessoa que perdeu o celular.

Nestes dois primeiros anos de funcionamento, o Cbloc já inutilizou quase 24 mil celulares. Entre janeiro e julho de 2020 já são 7,2 mil celulares com funcionamento interrompido. Com o passar do tempo os mineiros estão conhecendo mais a plataforma e isso fez com que houvesse aumento de 18% de bloqueios em relação ao mesmo período do ano passado.

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) é uma das instituições que mais investem no sistema, especialmente na divulgação, com intuito de inutilizar estes aparelhos.

Sargento Paulo Roberto Giardullo Pinto, da assessoria de comunicação da 19ª Companhia Independente de Polícia Militar, disse ao Portal GRNEWS como fazer o bloqueio de forma simples e rápida:


Paulo Roberto Giardullo Pinto
prgpcbloc1

O bloqueio pode ser feito de duas formas: utilizando o número do boletim de ocorrência ou pelo IMEI do telefone, que é um código internacional de identificação do celular.

O número do registro de ocorrência é o mais utilizado já que a maioria das pessoas não tem anotado o IMEI do aparelho:

Paulo Roberto Giardullo Pinto
prgpcbloc2

Sargento Paulo Giardullo lembra ainda que a Cbloc é apenas para registro de aparelhos roubados ou furtados. No caso de perda, é a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) quem faz o bloqueio:

Paulo Roberto Giardullo Pinto
prgpcbloc3

Para saber o IMEI do aparelho basta ir em Ligações e digitar *#06#. O número também fica na caixa do telefone. Para solicitar o bloqueio basta clicar AQUI.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!