ACC será exigida para pilotar cinquentinhas, mas condutores preferem investir na Categoria A

cinquentinha260816
A polêmica em torno do registro das motonetas parece que finalmente chegou ao fim. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou uma resolução exigindo o licenciamento das chamadas cinquentinhas.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Além disso, a partir de novembro será exigida a habilitação para conduzir esses veículos. Para regularizar a situação o condutor deverá se submeter ao exame de habilitação para a categoria A ou ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores).

A diferença é que a categoria A permite que o condutor pilote qualquer veículo de duas ou três rodas, independentemente de quantas cilindradas tem o motor. Já a ACC só serve para os condutores de cinquentinhas.

Para o empresário Marcos Vinícius de Oliveira, proprietário da Auto Escola Nacional em Pará de Minas, as novas exigências são válidas porque o trânsito precisa ser cada vez mais seguro para todos:

Marcos Vinícius de Oliveira
accmarcos vinicius1

Ele explica que a nova regulamentação tornou mais fácil tirar a ACC. Os órgãos de trânsito exigem menos aulas e menos questões na prova de legislação. Porém, ele precisa passar por todo o processo:

Marcos Vinícius de Oliveira
accmarcos vinicius2

marcos_vinicius_de_oliveira130616
Perguntado sobre a preferência pela categoria A por parte dos novos condutores, o dono do Centro de Formação de Condutores afirma que isso ocorre porque as exigências são basicamente as mesmas:

Marcos Vinícius de Oliveira
accmarcos vinicius3

Os proprietários de cinquentinhas já devem procurar um despachante ou a Delegacia de Trânsito da Delegacia Regional de Polícia Civil em Pará de Minas para providenciar o licenciamento do veículo. Já a carteira de habilitação só será exigida a partir de novembro de 2016.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!