Sob nova direção, Fumusa ajuda na manutenção da saúde em Pará de Minas

A Fundação Municipal de Saúde – Hospital e Pronto Socorro de Pará de Minas (Fumusa) foi fundada em Pará de Minas em 7 de janeiro de 1977. Mas pouca gente sabe a finalidade e o que faz a fundação. Muitos até acreditam que Fumusa era o prédio que abrigava o Centro de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança (CASMUC), hoje Entrelaços, no bairro Nossa Senhora das Graças.

Mas a Fumusa tem autonomia administrativa e financeira, sendo regida por um estatuto. A finalidade é criar e fazer a manutenção das unidades e atenção médica destinada a atender a população.

O Portal GRNEWS apurou ainda que o estatuto da fundação define como objetivo prestar serviços como consulta médica, serviço ambulatorial, orientação terapêutica, e odontológica, atendimento laboratorial geral, cirurgia geral e pequenas cirurgias; assistência pré-natal e pediátrica; socorro de urgência e hospitalar; e administrar os recursos humanos, financeiros e materiais comprometidos em convênios, assegurando os meios e as condições necessárias.

A Fumusa deverá submeter-se aos princípios e diretrizes da Política de Saúde e às normas e orientação técnica dos órgãos do Ministério de Saúde.

Para manter a Fumusa ativa, os membros do Conselho Deliberativo eleitos e empossados em 2017 se reuniram e votaram pela escolha dos novos conselheiros.

Com mandato de quatro anos acaba de ser empossado como presidente da Fumusa o procurador-geral do Município de Pará de Minas Hernando Fernandes da Silva, tendo como vice-presidente Ricardo Alexandre Nunes da Cruz, também servidor público do Município, e Daniela de Oliveira Leite Lira é a encarregada da administração financeira.

No Conselho Fiscal foram escolhidos Daniela de Oliveira Leite Lira, José Gomes Galvão e Rosângela Maria de Souza. Eles ficam nos cargos até 31 de dezembro de 2024.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!