Virada épica garante ao Atlético o título inédito do Brasileiro Sub-17
O Atlético Mineiro conquistou o inédito título do Campeonato Brasileiro Sub-17 em uma final de tirar o fôlego. O Galinho superou o Grêmio em uma virada histórica que culminou na disputa de pênaltis, após uma performance de pura garra e determinação na partida de volta da decisão.
O Galinho reverteu o placar adverso do jogo de ida, quando havia sido derrotado por 4 a 1 em Porto Alegre. No segundo e decisivo confronto, o time alvinegro demonstrou força e venceu por 3 a 0 no tempo regulamentar, levando a disputa para as penalidades. Na marca da cal, o Galo foi mais eficiente e garantiu a taça com um placar de 4 a 2.
Gols no limite e a pressão atleticana
Os gols do Atlético que forçaram a decisão para os pênaltis foram marcados por Cauã Soares, que balançou as redes duas vezes, e Ronaldo.
A pressão dos crias do Galo foi intensa desde o início do jogo, mas o placar só foi inaugurado nos acréscimos do primeiro tempo, aos 47 minutos. Cauã Soares cabeceou para o gol após um excelente cruzamento do lateral-esquerdo Pascini.
Na segunda etapa, a busca pela recuperação continuou. Aos 16 minutos, após um chute de Mosquito que atingiu o travessão, Cauã Soares aproveitou o rebote de primeira e marcou o segundo gol atleticano. O próprio Cauã quase marcou o terceiro, mas a cabeçada acertou o travessão. Já nos acréscimos, aos 47 minutos, o esforço foi premiado mais uma vez: Ronaldo acertou um belíssimo chute de fora da área, encobrindo o goleiro e garantindo o 3 a 0 que levava a decisão aos pênaltis.
Vitória nas penalidades
Na disputa de pênaltis, a eficiência e o goleiro Kaio Assis foram decisivos para a vitória por 4 a 2. Converteram suas cobranças para o Atlético: Cauã Soares, João Teixeira, Gutte e Vinícius. O goleiro Kaio Assis defendeu a cobrança de Harlley, e o chute de Gabriel Mec ainda acertou a trave, assegurando o título para a equipe mineira.
A trajetória do time alvinegro no torneio foi de superação. Depois de terminar a primeira fase na 5ª colocação, o Galinho eliminou o Flamengo nas quartas de final, vencendo por 2 a 1 no Rio de Janeiro. Na semifinal, a equipe passou pelo Athletico-PR com um triunfo de 3 a 2, em Curitiba, pavimentando o caminho para a grande final. Com informações da Assessoria de Comunicação do Atlético-MG


