Cresce número de ciclistas em Pará de Minas e Corpo de Bombeiros dá dicas para evitar acidentes

A pandemia do novo coronavírus mostrou também que é preciso cada vez mais as pessoas cuidarem da saúde, praticando atividades físicas e mantendo uma alimentação saudável. No período cresceu o número de ciclistas pelo país afora.

Em Pará de Minas não é diferente e basta sair na rua por alguns minutos que se vê grupos de pessoas andando de bike. Além da prática esportiva, eles querem também ter um contato a mais com a natureza, já que vão em trilhas e conhecem lugares que antes não haviam ido de carro por exemplo.

Mas esta prática também requer cuidados. Os números de ciclistas que morrem todos os anos praticando a atividade não é certo, mas há balanços realizados por associações e companhias de tráfego. Em São Paulo, por exemplo, até agora, houve aumento de 64% no número de ciclistas mortos no transito em relação ao mesmo período de 2019.

As estatísticas também cresceram graças aos deliverys. Nas grandes cidades os entregadores trabalham em bicicletas e a pressa para entregar o produto ao cliente pode ter aumentado estes números.

Diante desta constatação, o Portal GRNEWS conversou com o comandante do 1º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Pará de Minas, tenente Marcus Vinícius da Cruz Maia. Ele destaca a importância do uso de equipamentos de proteção individual que podem até mesmo salvar a vida do ciclista:


Marcus Vinícius da Cruz Maia
marcvinsegbic1

A revisão e manutenção constante da bicicleta também é importante, além do ciclista ficar atento à sinalização de trânsito. Como Pará de Minas não tem ciclovia, eles andam junto com os carros e outros veículos maiores. Tudo isso requer atenção redobrada:

Marcus Vinícius da Cruz Maia
marcvinsegbic2

E se houver algum acidente, tenente Marcus Vinícius da Cruz Maia deixa uma dica importante não só aos ciclistas, mas à população em geral:

Marcus Vinícius da Cruz Maia
marcvinsegbic3

Quem pratica o esporte há mais tempo também dá dicas importantes. Para quem está começando ou retornando à prática, é preciso conhecer bem a bicicleta, pois elas evoluíram, tanto em freios, como quadro e também suspensão. Além disso, as vias estão mais movimentadas e com tráfego pesado. Outra dica interessante é sempre andar de bicicleta em grupos ou pelo menos em dupla, para caso ocorra algum problema, ter alguém por perto, pode ajudar.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!