Carrapatos se espalham e podem transmitir febre maculosa. Saúde pede ajuda dos paraminenses para combatê-los


A febre maculosa brasileira é uma doença infecciosa de gravidade variável e que pode se apresentar desde as formas leves e atípicas até as mais graves, com alto risco de mortalidade.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Ela é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia rickettsii, transmitida por carrapatos que podem ser encontrados em bois, cavalos, cães, aves domésticas, roedores, especialmente a capivara.

Para transmitir a doença o carrapato infectado precisa ficar pelo menos quatro horas na pele de uma pessoa. Não existe a informação de que houve a transmissão da doença de uma pessoa para outra.

A doença começa de repente e com muitos sintomas parecidos aos de outras infecções: febre alta, dor no corpo, dor de cabeça e desânimo. Também surgem pequenas manchas avermelhadas que crescem e tornam-se salientes.

O tratamento precoce é essencial para evitar formas mais graves. Não existe uma vacina disponível para acabar com a enfermidade. O atraso no diagnóstico e no início do tratamento pode provocar complicações graves.

Recentemente os moradores da rua Maria da Consolação Viegas Fonseca, no Residencial Capanema, em Pará de Minas, reclamaram do excesso de mato e carrapatos em uma área pertencente ao município de Pará de Minas. Um biólogo da prefeitura esteve no local, constatou a veracidade das queixas e se comprometeu em tomar as medidas necessárias para limpar e dedetizar o terreno.

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância Sanitária, realiza um trabalho de conscientização dos donos de animais quanto aos cuidados necessários para evitar a doença.

De acordo com Wander da Silva Rodrigues, diretor de Controle em Saúde do Departamento de Vigilância Sanitária, ressalta a importância dos proprietários não deixar os animais soltos em vias públicas e acionar o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) caso seja necessário alguma dedetização para combate dos carrapatos:


Wander da Silva Rodrigues
febremaculosawanderdasilva1

Ele frisa a necessidade da população trabalhar em parceria com o poder público municipal para evitar casos da doença. Se cada cidadão fizer sua parte a saúde pública será promovida e todos sairão ganhando:

Wander da Silva Rodrigues
febremaculosawanderdasilva2

Nos casos de contato com áreas com presença de carrapatos, recomenda-se o ideal é usar mangas longas, botas e calça comprida com a parte inferior dentro das meias, todos de cor clara para facilitar a visualização dos carrapatos.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!