Centro Especializado em Reabilitação da APAE oferece gratuitamente próteses, órteses e cadeiras de rodas

Inaugurado em 2014 o Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER) da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) funciona no bairro São Luiz em Pará de Minas. Cerca de mil pacientes são atendidos mensalmente e de forma gratuita. São pessoas de Pará de Minas, Conceição do Pará, Igaratinga, Leandro Ferreira, Nova Serrana, Onça de Pitangui, Pitangui e São José da Varginha.

No local uma equipe de profissionais multidisciplinar cuida de pessoas com deficiência permanente ou temporária que comprometa as funções física, neurológica e sensorial e também a deficiência intelectual como o autismo. O CER promove acolhimento humanizado na reabilitação considerando as necessidades de saúde e as vulnerabilidades sociais da família.

Por isso um dos projetos tem a ver com a doação. Muitos pacientes precisam de próteses, órteses, cadeiras de rodas ou outros meios para ajudar na locomoção, e o CER tem feito este trabalho. Da análise para saber a real necessidade do paciente, à doação e o tratamento para ajudar a pessoa a se acostumar com o novo equipamento.

É necessário ter a indicação, se o uso é temporário ou permanente, há um processo para o paciente conseguir o equipamento e nele a junta reguladora do município analisa cada situação individualmente.

Thais Cristina Noronha é a coordenadora da reabilitação física do Centro e explica como funciona o processo para que o usuário garanta o equipamento que necessita:


Thais Cristina Noronha
thaiscer1

Quando há necessidade o CER de Pará de Minas também auxilia usuários dos municípios de Sete Lagoas e Divinópolis. A maioria dos equipamentos é disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e no próprio Centro algumas órteses e cadeiras de rodas são personalizadas, para que o usuário se sinta mais confortável. O trabalho externo não é feito diariamente, como explica a coordenadora:

Thais Cristina Noronha
thaiscer2

A entidade também recebe doações. Por isso se você tiver algum equipamento o Centro pode direcionar a outra pessoa que precise:

Thais Cristina Noronha
thaiscer3

O Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual está localizado na Rua Ubirajara Campos de Almeida, nº729, bairro São Luiz, em Pará de Minas. O telefone pra mais informações é o (37) 3232-1024.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!