IBGE adia Censo para 2021 devido ao Covid-19; candidatos inscritos serão reembolsados

A rapidez pela qual o novo coronavírus (Covid-19) tem avançado no país forçou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a adiar para 2021 o Censo. As pesquisas iniciariam em julho deste ano e o resultado mostraria a realidade brasileira, identificando quais áreas necessitam mais atenção e como foi a evolução da população brasileira ao longo dos anos.

Como o estudo é feito em cada residência brasileira, com o pedido do Ministério da Saúde para que as pessoas não saiam de casa se não for estritamente necessário, o adiamento foi a melhor opção.

Ao Portal GRNEWS, o técnico do IBGE André Felipe Mendonça Duarte explica que, até mesmo se o fim da pandemia ocorresse nas próximas semanas, o cronograma seria adiado de qualquer forma. É que não haveria tempo de realizar o processo seletivo:

André Felipe Mendonça Duarte
andrefelipecoronaibge1


O IBGE também firmou um acordo com o Ministério da Saúde e os valores destinados à realização do Censo foi realocado em prol de ações de enfrentamento ao coronavírus.

Como as inscrições estavam abertas desde o início de março, muitos candidatos já se cadastraram. Estes terão o dinheiro da inscrição devolvido:

André Felipe Mendonça Duarte
andrefelipecoronaibge2

Em Pará de Minas havia, para o Censo, 92 vagas disponíveis. Do total, 80 eram para o cargo de Recenseador com salário que poderia chegar a R$ 3.447,16. Outras 12 vagas eram para Supervisor, com salário de R$ 1.700,00.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!