Índice do LIRAa em Pará de Minas atinge 5,5% e aumento da infestação do Aedes aegypti preocupa


A cada dois meses a Secretaria Municipal de Saúde realiza em Pará de Minas o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa). Trata-se de uma amostragem que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e o Zika Virus.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O levantamento é feito a partir de um mapeamento das áreas mais afetadas pelo inseto. Os dados estatísticos servem de alerta sobre os possíveis pontos de epidemia da doença no município.

O controle deve ser realizado em cumprimento a determinações do Ministério da Saúde. Além disso, possibilita o planejamento de todas as ações de combate as endemias, contribuindo assim para a saúde pública.

De acordo com Paulo Duarte, secretário municipal de Saúde, o último resultado apresentou um aumento considerável de Aedes aegypti. O índice em dezembro foi de 0,9% de infestação e agora esse número subiu para 5,5%:

Paulo Duarte
pauloduarte_lira1


O índice registrado de 5,5% é muito preocupante, considerando que o Ministério da Saúde preconiza que esse índice de infestação deve ser inferior a 1% para o município não correr riscos de epidemia.

Mas o secretário de saúde afirma que apesar do aumento do índice de mosquitos no município, não houve alteração no número de casos suspeitos de Dengue. Um fator preocupante foi em relação a mais de 15 mil residências fechadas que não possibilitaram a visita dos agentes de endemias:

Paulo Duarte
pauloduarte_lira2

Todas as equipes de combate estão trabalhando efetivamente para eliminar os focos de Aedes aegypti. Uma nova ferramenta está sendo elaborada para que sejam conseguidos números mais precisos sobre a real situação da Dengue, Febre Chikungunya e Zika:

Paulo Duarte
pauloduarte_lira3

A luta contra o mosquito só terá êxito se a população cooperar. Por isso é importante que todos os proprietários vistoriem seus imóveis e eliminem quaisquer reservatórios de água parada.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!