Mulheres paraminenses poderão fazer exame de mamografia na Secretaria Municipal de Saúde

No final de outubro os paraminenses, especialmente as mulheres, tiveram uma boa notícia repassada pela Secretaria Municipal de Saúde. O Município conseguiu, através da Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba (ICISMEP), um mamógrafo, o que alivia a situação de muitas mulheres.

Por enquanto, quem faz o exame de mamografia pago pelo Município, tem que se deslocar até Brumadinho onde funciona o Centro de Exames da instituição. Dezenas de mulheres acordam de madrugada e vão para o ponto de ônibus aguardar o veículo da Prefeitura que as leva até o local. O retorno é à tarde e elas chegam cansadas da viagem.

O Portal GRNEWS mostrou há alguns meses a situação vividas por algumas que foram para o ponto de encontro mas o ônibus não apareceu. Na época a Secretaria Municipal de Saúde sequer explicou o que tinha acontecido e as pacientes ficaram sabendo do motivo de não terem ido pela imprensa paraminense.

Para minimizar estes transtornos e facilitar a vida das mulheres, o mamógrafo foi cedido pela instituição mas faltava o local para a realização dos exames. Durante reunião realizada dia 9 de dezembro na Câmara Municipal de Pará de Minas, foi aprovado o projeto 132/2019, que autoriza o Município a ceder uma sala da Secretaria Municipal de Saúde para o ICISMEP.

O secretário Municipal de Saúde Wagner Magesty disse ao Portal GRNEWS que em breve as paraminenses não precisarão mais viajar para fazer o exame:

Wagner Magesty
wagnermagestysalaicismep1


Como assumiu a pasta há poucos mais de dois meses, Wagner Magesty não participou das discussões em 2017, quando o Município firmou parceria com o ICISMEP. Na época, o projeto foi enviado à Câmara e foi bastante discutido pelos vereadores. Alguns inclusive, disseram que a instituição é alvo de denúncias de irregularidades e temiam que a população paraminense fosse prejudicada.

O secretário disse que está de portas abertas para receber os vereadores e caso queiram, ele pode apresentar o balanço do convênio e tudo firmado com o ICISMEP até agora:

Wagner Magesty
wagnermagestysalaicismep2

O mamógrafo cedido para o Município tem capacidade de fazer até mil exames mensalmente. A demanda da cidade é de cerca de 200 por mês, e por isso, municípios da região também poderão utilizar o equipamento.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!