Polícia de Meio Ambiente, vereadores e fiscais da ARSAP apuram denúncias na ETE da Águas de Pará de Minas
A concessionária Águas de Pará de Minas foi alvo de denúncias na semana passada relacionadas ao funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada no Bairro União. O fato veio à tona por vídeos compartilhados nas redes sociais na última sexta-feira, 14 de dezembro.
As imagens mostram um caminhão utilizado para limpar fossas com a logomarca da concessionária responsável pelo sistema de água e esgoto no município. Um homem fez o registro alegando que os dejetos estariam sendo retirados da ETE e despejados no leito do ribeirão Paciência.
De acordo com o denunciante, a empresa estaria jogando o esgoto no curso d’água e ao mesmo cobrando da população pelo tratamento. A informação circulou rapidamente e gerou muitas reações. As declarações foram repudiadas pela concessionária, por meio de nota.
No sábado, 15 de dezembro, os vereadores se reuniram para eleger a nova Mesa Diretora que conduzirá os trabalhos na Câmara Municipal de Pará de Minas. Também aproveitaram para discutir sobre as denúncias e anunciaram uma visita à ETE.
Na manhã desta segunda-feira, 17 de dezembro, Thiago Contage Damaceno, superintendente da Águas de Pará de Minas, foi até a ETE juntamente com sua equipe e recebeu várias autoridades no local.
Ele informou que a estrutura tem a capacidade de tratar 180 litros de esgoto doméstico por segundo e atualmente está saneando 110 litros por segundo. Deixou claro que nenhum esgoto foi lançado no manancial:
Thiago Contage Damaceno
fiscalizacaoetethiagocontage1
Perguntado sobre a fiscalização dos colaboradores que trabalham em empreiteiras terceirizadas na ETE, ressaltou que a empresa atua com treinamentos de alto nível para qualificar os funcionários e a partir de agora serão adotadas medidas para melhorar o controle do acesso ao local:
Thiago Contage Damaceno
fiscalizacaoetethiagocontage2
Em um dos vídeos foi dito que a empresa captaria água no ribeirão com esgoto para tratar e distribuir para a população. Também foi passada a informação que o procedimento de retirada de material da ETE para descarte no corpo d’água acontece várias vezes. Todas essas afirmações foram desmentidas:
Thiago Contage Damaceno
fiscalizacaoetethiagocontage3
Sobre o que será feito em relação ao colaborador que gravou as imagens, tudo está sendo apurado pelo departamento jurídico da empresa e todas as providências legais necessárias já estão sendo tomadas:
Thiago Contage Damaceno
fiscalizacaoetethiagocontage4
A ETE recebeu a visita de vereadores, militares da Polícia Militar do Meio Ambiente, e fiscais da Agência Reguladora do Serviço de Água e Esgoto (ARSAP). A Águas de Pará de Minas descartou qualquer possibilidade do esgoto não estar sendo tratado:
Thiago Contage Damaceno
fiscalizacaoetethiagocontage5
O vereador José Salvador Moreira (PSD), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, disse que o local do descarte não é próximo ao ribeirão Paciência e as explicações serão dadas em uma audiência pública:
José Salvador Moreira
fiscalizacaoetejosesalvador
Marcus Vinícius Rios Faria (MDB), presidente da Câmara Municipal, também participou da visita. A grande preocupação dos vereadores é com apuração do fato para que todas as providências sejam tomadas:
Marcus Vinícius Rios Faria
fiscalizacaoetemarcusviniciusfaria
A Polícia Militar de Meio Ambiente já registrou um boletim de ocorrência e o caso também deverá ser acompanhado de perto pela Promotoria de Justiça da Comarca de Pará de Minas.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.