Saúde reduz intervalo e antecipa dose de reforço contra a Covid-19; veja qual vacina tomar

A vacinação contra a Covid-19 continua avançando no país e após novos estudos, vem mudanças por aí. Anteriormente, para receber a dose reforço eram necessários seis meses de intervalo da segunda dose, o Ministério da Saúde anunciou a redução deste tempo para cinco meses.

As secretarias estaduais e municipais devem começar a implementar a mudança, que contempla todos as pessoas acima de 18 anos, independente do grupo, condição ou profissão. Até mesmo as pessoas que receberam a vacina da Janssen, que antes seria de apenas uma dose, foram autorizadas receber o reforço.

Em Pará de Minas, inicialmente, até a chegada de novas remessas, receberão a dose reforço, também chamada de terceira dose, profissionais da saúde e todos os idosos acima de 60 anos, como destaca a enfermeira Referência Técnica da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Clara Teles Meytre:


Ana Clara Teles Meytre

anaclararedintvac1

A vacinação ocorrerá diariamente entre 8 e 18 horas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Nossa Senhora da Piedade e no Ambulatório Médico de Especialidades (AME).

O Portal GRNEWS entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde para mais detalhes em relação à vacina da Janssen, que deverá ter uma segunda dose. Segundo Ana Clara Teles Meytre, ainda não há nenhum documento oficial, enviado aos municípios, tanto do Ministério da Saúde como da Secretaria de Estado de Saúde (SES), explicando como se dará esta vacinação.

Porém, em nota o Ministério da Saúde informou qual imunobiológico deve ser tomado na dose de reforço. Veja como fica a imunização cruzada.

1ª e 2ª doses de CoronaVac
Após cinco meses a terceira dose pode ser de Pfizer, Janssen ou AstraZeneca

1ª e 2ª doses de Pfizer
Após cinco meses a terceira dose pode ser de AstraZeneca e Janssen

1ª e 2ª doses de AstraZeneca
Após cinco meses a terceira dose pode ser de Pfizer

1ª dose de Janssen
Após dois meses a segunda dose deve ser Janssen e após cinco meses, a dose reforço é Pfizer

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!