Recaída de viciados em álcool e drogas é discutida por equipes de comunidades terapêuticas

comad_recaida171016
Nesta segunda-feira (17) o Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e Drogas (COMAD) promoveu mais uma capacitação para trinta pessoas no Salão Multiuso Dona Dica, localizado na sede da Associação Empresarial de Pará de Minas (Ascipam).

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Durante o encontro foi abordado problema sério, que é a recaída dos recuperandos que deixam as comunidades terapêuticas e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drigas (CAPS AD).

Muitos viciados em álcool e drogas passam pelo tratamento durante nove meses e encontram dificuldades de voltar ao convívio com a família e a sociedade em geral. Os obstáculos são muito grandes e desafiadores.

Em muitos casos o viciado em entorpecentes acaba entrando em desespero por causa da falta de oportunidade. Com isso muitos voltam para o mundo obscuro de abuso das drogas e do álcool.

Para manter o vício a grande maioria entra para o mundo do crime e os prejuízos sociais só aumentam. A questão já se tornou de saúde pública e chama a atenção de todas as autoridades.

De acordo com Mauro Anderson de Oliveira Felipe, superintendente do Centro de Referência Estadual em Álcool e outras Drogas (CREAD), a recaída em todo o país precisa se trabalhada porque o índice ainda é muito alto:

mauro_anderson_de_oliveira_felipe171016
Mauro Anderson de Oliveira Felipe
recaidasmauroandersonfelipe1

Ele destaca a importância de dar oportunidade ao ex-usuário de drogas e álcool para que ele seja reinserido na sociedade. Tudo isso foi abordado durante o curso ministrado aos participantes:

Mauro Anderson de Oliveira Felipe
recaidasmauroandersonfelipe2

Um dos fatores que contribui para a recaída é a falta de estratégia para evitar locais e situações que apresentam perigo. Por isso é importante tomar cuidado com más companhias e lugares onde existe o consumo dessas substâncias:

Mauro Anderson de Oliveira Felipe
recaidasmauroandersonfelipe3

O superintendente do CREAD ressalta a necessidade de levar as discussões envolvendo os vícios para dentro das escolas. Outro agravante atual é a deterioração dos valores morais e éticos dentro das famílias:

Mauro Anderson de Oliveira Felipe
recaidasmauroandersonfelipe4

Os alunos serão multiplicadores das técnicas para evitar a recaída no processo de recuperação e reinserção daqueles que estão lutando contra o vício do álcool e das drogas. Para isso eles receberão um material didático e todas as informações pertinentes.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!