Cartão Saúde na Mão vem com mesmo número do Cartão do SUS para facilitar, diz secretário
Em agosto deste ano a Secretaria Municipal de Saúde lançou em Pará de Minas o Cartão Saúde na Mão. O novo sistema informatizado chegou com a promessa de modernizar o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A ferramenta terá todas as informações dos pacientes atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), no Pronto Atendimento Municipal José Porfírio de Oliveira e na Policlínica Nossa Senhora da Piedade.
A tecnologia dispensará a grande quantidade de formulários impressos e cópias de documentos para a marcação de consultas. O sistema contemplará todo o histórico de atendimento aos pacientes cadastrados.
Recentemente, durante pronunciamento na tribuna livre da Câmara Municipal de Pará de Minas, o vereador Flávio Medina Neto (PPS) disse que o Cartão Saúde Na Mão era uma cópia do Cartão do SUS e não traria grandes mudanças para a saúde pública. Também protestou dizendo que a ação tinha objetivos políticos, uma vez que a numeração dos dois cartões é a mesma. Também cobrou envio de relatório informando quanto custou a confecção desses cartões aos cofres do município, uma vez que a confecção do Cartão do SUS não tem custos para o usuário.
Procurado pela reportagem do Portal GRNEWS para se manifestar sobre as indagações feitas pelo vereador, o secretário municipal de Saúde, Cléber de Faria Silva, explicou que o Cartão Saúde na Mão foi criado com o número do Cartão do SUS embutido para dispensar a necessidade de carregar dois documentos:
Cléber de Faria Silva
saudenamaocleberdefariasilva1
Ele afirma que a distribuição do Cartão Saúde na Mão continuará sendo feita em Pará de Minas. O secretário ressalta que o que foi divulgado durante a campanha eleitoral já vinha sendo realizado na atual administração:
Cléber de Faria Silva
saudenamaocleberdefariasilva2
Os interessados em adquirir gratuitamente o Cartão Saúde na Mão podem procurar a Policlínica, na praça Galba Veloso, Centro. Contudo, a Secretaria Municipal de Saúde confeccionará e distribuirá os mesmos gradativamente a todos os usuários cadastrados:
Cléber de Faria Silva
saudenamaocleberdefariasilva3
As equipes dos postos de saúde dos bairros e da Policlínica visitarão as residências e entregarão os documentos a todos os usuários do SUS em Pará de Minas. O trabalho cumprirá uma escala já definida.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.