GRNEWS TV: Entenda como a UPA 24h funciona na rede do SUS e quando você deve procurar atendimento

Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, Viviane Cristina de Carvalho, Diretora Geral da UPA 24h, e Davi da Costa Laurindo, Diretor Técnico, explicaram o funcionamento da unidade e sua importância na Rede de Urgência e Emergência do SUS em Pará de Minas.

A UPA é destinada ao atendimento de situações de urgência e emergência, com avaliação, estabilização e acompanhamento dos pacientes. Os convidados também reforçaram a diferença entre os serviços oferecidos pela UPA e aqueles que devem ser buscados na Unidade Básica de Saúde.

Classificação define a prioridade
Um dos principais pontos abordados foi a classificação de risco. O atendimento não ocorre necessariamente pela ordem de chegada, mas conforme a gravidade apresentada pelo paciente.

Por isso, uma pessoa que chegou depois pode ser atendida antes de outra. A avaliação realizada na entrada da unidade determina a prioridade de cada caso e busca garantir atendimento mais rápido às situações que apresentam maior risco.

UPA e UBS têm funções diferentes
A conversa também tratou da procura por atendimentos que poderiam ser realizados na atenção básica. Consultas e acompanhamentos de rotina, por exemplo, possuem fluxo diferente das situações que exigem atendimento de urgência.

Os convidados explicaram ainda o caminho percorrido pelo paciente dentro da UPA, desde a chegada até a alta, a permanência em observação ou a transferência para um hospital.

Regulação e o conceito de vaga zero
Outro assunto de destaque foi a regulação dos pacientes que precisam de internação. Quando não há leito disponível, o paciente pode permanecer na UPA aguardando encaminhamento, o que interfere diretamente na capacidade de atendimento da unidade.

A chamada vaga zero também foi explicada durante o programa, incluindo sua diferença em relação à regulação pela CORE e as situações em que um paciente pode precisar ser encaminhado mesmo sem disponibilidade prévia de leito.

Sala vermelha concentra casos graves
Viviane e Davi também falaram sobre a sala vermelha, setor destinado aos pacientes que necessitam de atendimento imediato. A estrutura exige profissionais e recursos preparados para atuar rapidamente diante de situações graves.

A entrevista ainda abordou as principais demandas atendidas pela UPA e os períodos de maior pressão sobre o serviço, incluindo doenças respiratórias, gripe, Covid, dengue, gastroenterites e períodos de frio. Também foram discutidos casos clínicos como falta de ar, dor no peito, crises hipertensivas, diabetes descompensada, febre e convulsões, além da demanda pediátrica.

Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!