Pará de Minas cria centro de operações de emergência após terceiro caso suspeito do novo coronavírus

O Município de Pará de Minas registou três casos suspeitos do novo coronavírus. Por esta razão, várias medidas serão adotadas a partir desta terça-feira, 17 de março. Após a assinatura do Decreto nº 11.035, fica criado o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES). A coordenação fica a cargo da Secretaria Municipal de Saúde que passa a monitorar todos os casos.

O COES será instalado nos próximos dias na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Dom Bosco. Caso necessário, uma área do prédio do extinto Pronto Atendimento Municipal José Porfírio de Oliveira, onde hoje funciona o Tratamento Fora de Domicílio (TFD), será isolada e os casos suspeitos serão atendidos no local.

A Secretaria também prevê a contratação imediata de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, como explica o secretário Wagner Magesty:

Wagner Magesty
wagnermedidcor1


O secretário afirma que todas as medidas de precaução estão sendo tomadas mas a população também precisa ajudar, sem histeria ou aglomeração em postos de saúde, na Policlínica, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou no Hospital Nossa Senhora da Conceição. Deve procurar a UBS pessoas com problemas respiratórios:

Wagner Magesty
wagnermedidcor2

O teste que detecta o novo coronavírus é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e não é entregue em larga escala, segundo o secretário, para não alarmar ainda mais pessoas neste momento de turbulências:

Wagner Magesty
wagnermedidcor3

O decreto publicado nesta terça-feira declarando Situação de Emergência em Saúde Pública em Pará de Minas também determina a realização de exames médicos, testes laboratoriais, coleta de amostras clínicas, vacinação, tratamentos médicos específicos e estudo ou investigação epidemiológica para casos suspeitos.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!