Fumacê será aplicado nas residências do Providência; depois o inseticida será usado no Padre Libério

No período de 76 dias o Município de Pará de Minas registrou 1.235 casos prováveis de Dengue, uma média de 16 notificações todos os dias desde o início do ano.

A Secretaria Municipal de Saúde intensificou desde o ano passado as ações mas a população infelizmente não tem feito sua parte. Moradores acumulam materiais inservíveis nos quintais e eles se tornam criadouros do Aedes aegypti, não limpam calhas, nem se atentam a possíveis focos dentro das próprias casas.

Novos agentes de combate a endemias foram contratados, unidades sentinelas abertas em horários especiais para atender pacientes com sintomas da doença e um projeto piloto da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com o Ministério da Saúde é realizado em Pará de Minas e com isso várias medidas são testadas na cidade.

Após o Aero System ser aplicado nas residências dos bairros JK e Esplanada, agora é a vez dos moradores do Providência receberem os agentes de combate a endemias.

Mas no bairro o inseticida aplicado será outro. O fumacê costal utilizado será o malathion, que mata os insetos que estão dentro do imóvel. Distribuído pelo governo federal, ele ajuda a bloquear a epidemia eliminando de vez o mosquito Aedes aegypti.

A ação dele é temporária e cabe ao morador acabar com os criadouros dentro de casa. Porém a medida auxilia no combate como explica o gerente de combate a endemias, Adailton Antônio Moreira:

Adailton Antônio Moreira
adailtonubvprov1


No caso deste inseticida, aplicado por um agente que fica com o equipamento nas costas, não há riscos à saúde e o morador nem precisa sair de casa. O próximo bairro a receber o fumacê será o Padre Libério, que registrou muitas notificações nas últimas semanas:

Adailton Antônio Moreira
adailtonubvprov2

O morador do Providência que desejar a aplicação do inseticida em seu imóvel pode chamar o agente quando ele estiver na rua ou ligar no telefone (37) 3231-7722.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!