Chuvas intensas causam estragos em Pará de Minas e rua no Senador Valadares cede

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

Choveu forte em Pará de Minas durante a madrugada desta segunda-feira, 17 de fevereiro. A chuva iniciou por volta de 2h30 e se estendeu até o início de manhã. Acompanhada de rajadas de ventos, relâmpagos e trovões, ao amanhecer era visível os estragos em vários pontos da cidade. Segundo dados obtidos no medidor pluviométrico instalado na sede do Corpo de Bombeiros de Pará de Minas, localizada no bairro Eldorado, choveu nesta madrugada na cidade, 41,2mm.

Na avenida Presidente Vargas, mais uma vez, alagamentos e lama por todos os lados. Trabalhadores da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura iniciaram o serviço logo cedo para garantir a limpeza de toda a via o mais rápido possível.

O ribeirão Paciência também assustou muita gente. A chuva intensa na cabeceira do principal curso d’água de Pará de Minas, trouxe problemas para moradores da parte mais baixa do bairro Matinha. Em algumas casas os Bombeiros constataram alagamentos nos imóveis. Mesmo após o temporal, o nível do ribeirão subiu muito chegando ao Centro de Pará de Minas durante a manhã desta segunda (17). Na avenida Mathias Lobato, o Paciência transbordou e parte da via ficou alagada por um bom tempo.

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) de Pará de Minas, também confirma que a água inundou algumas casas em Matinha mas felizmente, ninguém se feriu. Foram apenas danos materiais.

O problema maior foi no bairro Senador Valadares. Num trecho da rua Doutor Celso Charuri, que já estava interditado desde o fim de janeiro, parte da via cedeu. No dia 28 de fevereiro de 2018, parte da rua havia sido foi interditada. Por causa de fortes enxurradas, o trecho foi fechado para evitar uma tragédia, já que uma cratera foi aberta com o rompimento da rede de tubos ármicos.

A Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, interveio e resolveu o problema. Mas novamente os tubos ármicos não aguentaram o volume de chuva e a pista cedeu ainda na madrugada.

Logo de manhã, trabalhadores da Secretaria foram até o local e confirmaram que somente uma nova obra poderá reabrir a rua. Como debaixo da pista está oco, eles quebraram a camada asfáltica para evitar que motociclistas passem pelo local, como disse ao Portal GRNEWS o vice coordenador da COMDEC, Arthur Antônio Barbosa Rezende:

Arthur Antônio Barbosa Rezende
arthurantcelsochar1


Desde o fim de janeiro, a Defesa Civil está em alerta para problemas ocasionados pela intensidade das chuvas. Alguns locais são monitorados diariamente e por enquanto, segundo Arthur Antônio, não há áreas de risco em Pará de Minas:

Arthur Antônio Barbosa Rezende
arthurantcelsochar2


O prefeito Elias Diniz (PSD) também esteve no local e lamenta o ocorrido, já que a rua serve de atalho para muitas pessoas, ligando o bairro São Francisco ao Redentor, Jardim América, São Cristóvão e Santos Dumont. Ele explica que a obra terá início em breve e será construída no local uma ponte para resolver de vez o problema:

Elias Diniz
eliasdinizcelsochar1


Como Pará de Minas decretou Situação de Emergência por causa das chuvas, a realização de obras como a da rua Dr. Celso Charuri se torna menos burocrática. Não é necessário fazer por exemplo uma licitação, que demora ainda mais tempo. O prefeito pediu ainda que ninguém passe pela via, pois com a terra molhada a rua pode ceder ainda mais:

Elias Diniz
eliasdinizcelsochar2

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta amarelo, com chuvas intensas, para Pará de Minas também nesta terça-feira, 18 de fevereiro. Segundo o INMET, de manhã e à tarde o tempo ficará nublado com possibilidade de pancadas de chuva em áreas isoladas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

Don`t copy text!