Gravidez na adolescência: em nove meses foram registrados mais de 140 casos em Pará de Minas

gravida_gravidez_gestante200715
Um problema que se agrava a cada ano é a gravidez indesejada durante a adolescência. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é considerada adolescente a jovem com idade entre 10 e 19 anos.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Uma grande parcela da população jovem ignora a existência de métodos contraceptivos, o principal deles o uso de preservativos. A gravidez precoce é um problema de saúde pública, pois causa riscos à saúde da mãe do bebê.

Também ocorre o impacto socioeconômico porque muitas jovens grávidas abandonam a escola e tem mais dificuldade para conseguir emprego. Uma situação difícil que poderia ser prevenida.

Em Pará de Minas os números são registrados pela Secretaria Municipal de Saúde. De janeiro a setembro deste de 2016 foram cadastradas 141 gestantes adolescentes. Porém, esse número pode chegar a 928 jovens mães.

Juliana dos Santos Machado, coordenadora do Centro de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança (Casmuc), afirma que todo o ano surgem novos casos que preocupam as famílias e trazem sérias consequências:

juliana_machado061016
Juliana dos Santos Machado
gravadjulianadossantosmachado1

Ela explica que o acompanhamento dessas jovens é especial porque muitas não sabem nem mesmo trocar a fralda de um recém-nascido. O interesse das gestantes é muito pequeno em relação às capacitações oferecidas:

Juliana dos Santos Machado
gravadjulianadossantosmachado2

A coordenadora do Casmuc confirma o aumento das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), entre elas o vírus HIV. Nesses casos de AIDS o cuidados cumprem todo um protocolo de atendimento até a hora do parto:

Juliana dos Santos Machado
gravadjulianadossantosmachado3

A enfermeira destaca a importância das famílias manterem o diálogo com os adolescentes. No entanto, muitos pais ou responsáveis deixam que este assunto sério seja abordado apenas nas escolas:

Juliana dos Santos Machado
gravadjulianadossantosmachado4

A adolescência é uma época de muitas descobertas e o pico nos níveis hormonais pode levar ao início da vida sexual, que infelizmente pode acontecer de forma desprotegida.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!