Copom inicia reunião para definir a taxa básica de juros

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) se reúne nesta terça (16) e quarta-feira, 17 de setembro, para decidir o novo valor da taxa básica de juros da economia, a Selic. A expectativa é que o comitê mantenha a taxa em 15% ao ano, valor que a interrompeu o ciclo de alta na reunião anterior.

A decisão de manter os juros elevados é influenciada pelo cenário econômico global incerto, principalmente devido às políticas dos Estados Unidos, e pela inflação no Brasil que ainda se mantém acima da meta.

Como a Selic afeta a economia
A taxa Selic é a principal ferramenta do Banco Central para controlar a inflação. Quando o Copom aumenta os juros, o crédito fica mais caro, o que freia o consumo e ajuda a conter o aumento dos preços. No entanto, juros altos também podem dificultar o crescimento da economia. Por outro lado, a redução da Selic incentiva a produção e o consumo, tornando o crédito mais acessível, mas pode levar a um aumento da inflação.

As decisões do Copom são baseadas em uma análise detalhada da economia nacional e global, levando em conta a inflação, as contas públicas e a atividade econômica. Todos os membros do comitê votam para definir a taxa, e as atas das reuniões são publicadas em até quatro dias úteis.

O Banco Central atua diariamente no mercado para garantir que a taxa de juros se mantenha próxima ao valor definido pelo Copom, por meio da compra e venda de títulos públicos. Com informações da Agência Brasil

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!