Aprimoramento genético do gado Gir Leiteiro em MG gera touros elevam produtividade e qualidade em rebanhos
A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) se consolidou como uma referência nacional no aprimoramento genético do gado Gir Leiteiro. Por meio de um programa de melhoramento no Centro Experimental de Gado de Leite (CEGT) em Uberaba, a empresa tem criado touros com uma genética superior que estão impulsionando a produção de leite em propriedades rurais por todo o Brasil. O foco do programa está em tecnologias reprodutivas, nutrição, manejo, qualidade do leite e sustentabilidade da pecuária.
Melhora genética transforma a realidade no campo
Os resultados do programa da Epamig são visíveis e impactam diretamente a produtividade. Um exemplo é o produtor Divaldo Fernandes, de Goiandira (GO), que utiliza animais Girolando em sua fazenda. Ele conta que a produção de leite na propriedade saltou de uma média de 12 a 15 litros por dia para cerca de 30 litros com a introdução de touros com genética Epamig. Essa busca por maior eficiência levou o produtor a adquirir seu primeiro animal em 2018 e, motivado pelos resultados, um segundo touro em 2025.
Flávio Teles Xavier, técnico da Epamig, explica que o sucesso do programa se deve a uma combinação de fatores: coleta sistemática de dados, seleção rigorosa de animais e o uso de biotecnologias reprodutivas. Tudo isso é realizado sem o uso de hormônios, focando em um manejo adequado para garantir a saúde e o bem-estar dos animais, mesmo em períodos de seca, quando são mantidos em confinamento.
Pesquisa de longa data colhe frutos
O trabalho de melhoramento genético com o Gir Leiteiro na Epamig começou na década de 1940. Hoje, décadas depois, os frutos dessa pesquisa se refletem em fêmeas que se destacam por sua alta produtividade, docilidade e robustez, superando até mesmo o desempenho de seus próprios pais.
Segundo a médica veterinária Mariana Silva, esses animais não apenas representam um avanço genético, mas também viabilizam o uso de tecnologias reprodutivas, como a fertilização in vitro (FIV). Isso amplia o acesso dos produtores rurais de Minas Gerais a essa genética de ponta, contribuindo para o desenvolvimento da pecuária leiteira na região. A compra de touros com genética Epamig pode ser realizada por meio de editais da empresa. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato por meio do e-mail flavio.xavier@epamig.br. Com informações da Agência Minas