CODEMA comemora 20 anos de atuação, conquistas e desafios em Pará de Minas


Criado no ano de 1997 por um grupo de ambientalistas de Pará de Minas, o Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente (CODEMA) completa 20 anos de muito trabalho e conquistas em 2017.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Uma dos grandes benefícios foi à desativação do antigo lixão que funcionava às margens da BR-352. No local trabalhavam várias famílias carentes que recolhiam materiais recicláveis para vender.

Posteriormente o município adquiriu toda a área e a transformou em um aterro sanitário controlado. Até hoje o local recebe todo o lixo descartado pela população e tem a previsão de uma vida útil para os próximos anos.

Outro fato importante foi à construção de uma via paralela ao ribeirão Paciência para coleta do esgoto doméstico da cidade. Esse projeto teve o apoio da prefeitura e do Ministério Público da Comarca.

O CODEMA conta com 20 membros que representam a prefeitura, entidades, sociedade civil, entre outros setores. Todos participam de reuniões regulares para discutir demandas.

Durante os encontros são analisados pedidos, projetos que tem impacto ambiental, entre eles os loteamentos, entre outros. Todos os conselheiros trabalham voluntariamente.

Felipe Augusto Duarte Milton, presidente do CODEMA, afirma que são muitas questões abordadas. O conselho é deliberativo, ou seja, tem poder de decisão junto ao poder público municipal nas ações a serem tomadas:


Felipe Augusto Duarte Milton
codemafelipeaugustoduartemilton

Outra realização recente do CODEMA foi a 5ª Semana Municipal de Meio Ambiente (SEMEIA), com uma vasta programação e atividades diversas para conscientizar toda a população a importância de preservar os recursos naturais.

As reuniões do CODEMA acontecem na Casa dos Conselhos Municipais, na rua Doutor Cândido, 26, Centro, em Pará de Minas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!