Continuam indefinidas datas de inauguração da UPA e operacionalização do SAMU em Pará de Minas


Desde o segundo semestre de 2016 a população de Pará de Minas e região está na expectativa de contar com a assistência da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Os prédios foram entregues a população de forma simbólica em uma solenidade realizada pelo ex-prefeito Antônio Júlio de Faria (PMDB), no dia 30 de dezembro de 2016. Desde então, já se passaram mais de quatro meses e a população continuam aguardando a ampliação dos atendimentos.

O secretário municipal de Cultura, Comunicação Institucional, Esportes, Lazer e Turismo, e interino da Saúde, Paulo Duarte, disse em recentemente que a prefeitura já tomou todas as providências cabíveis e agora o processo depende exclusivamente do governo do Estado.

Na tarde de segunda-feira, 8 de maio, a diretoria-executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste (CIS-URG) enviou uma nota informando que o SAMU será inaugurado no dia 30 de maio.

De acordo com o documento, a data para início de funcionamento do SAMU foi definida após reunião entre a diretoria do CIS-URG e o secretário adjunto da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Nalton Moreira.

Mas o prefeito Elias Diniz (PSD) disse que tudo que envolve os governos federal e estadual precisam ser analisado com cautela. Acrescentou que ainda está aguardando uma definição para iniciar os serviços:


Elias Diniz
upaesamueliasdiniz1

Ele lembra que a agenda de inauguração do SAMU por parte da Secretaria de Estado de Saúde já foi alterada três vezes. Ressalta ainda que o sistema está incompleto:

Elias Diniz
upaesamueliasdiniz2

O prédio da UPA 24 horas ainda deverá receber um moderno aparelho de Raio-X e o sistema de tubulação de gases. Além disso, problemas relacionados à drenagem da água das chuvas também precisam ser resolvidos:

Elias Diniz
upaesamueliasdiniz3

O SAMU será gerenciado por uma central que instalada no município de Divinópolis e atenderá a 54 municípios da região. As bases descentralizadas ficarão em 23 cidades, uma delas em Pará de Minas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!