Elias Diniz e membros do CISURG visitam base do SAMU e serviço deve começar em 30 dias


Construída na gestão passada e entregue pelo ex-prefeito Antônio Júlio de Faria no dia 30 de dezembro de 2016, a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ainda não está funcionando em Pará de Minas. A edificação fica ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, no bairro Senador Valadares, que também foi entregue pela gestão passada, mas ainda não começou atender a população paraminense.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O trabalho das equipes do SAMU tem como objetivo atender de forma rápida a vítima de alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, que possa levar sequelas ou até mesmo a morte.


Trata-se de um serviço pré-hospitalar que tem como meta transportar com segurança as vítimas aos recursos médicos que elas necessitam e com a maior brevidade possível.

O serviço é gratuito e atende durante 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada. A ambulância poderá ser acessada através do número 192.


A Central de Regulação das Urgências funcionará em Divinópolis. O SAMU realiza atendimentos em residências, locais de trabalho e vias públicas. A estrutura conta com equipes compostas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.


Nesta quinta-feira, 16 de março, o prefeito Elias Diniz (PSD) e representantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste (CISURG Oeste), visitaram as instalações da base do SAMU em Pará de Minas.

O chefe do Poder Executivo Municipal afirmou que a prioridade será a inauguração da unidade do SAMU para atendimentos dos casos de urgência da microrregião de Pará de Minas. Ele explica que serão feitos alguns reparos na base e a expectativa é que o serviço esteja funcionando a partir do próximo mês:

Elias Diniz
samueliasdiniz1

Os consertos de alguns problemas da construção do SAMU envolvem a drenagem da água pluvial. Já no caso da UPA 24 horas, o prefeito Elias Diniz explica que será preciso construir a tubulação dos gases para que os leitos possam ser utilizados:


Elias Diniz
samueliasdiniz2

José Márcio Zanardi, secretário Executivo do CISURG Centro-Oeste, disse que na próxima semana os equipamentos que faltavam serão destinados à base do SAMU em Pará de Minas. Ele confirma a previsão do início dos atendimentos em um prazo de 30 dias:

José Márcio Zanardi
samujosemarciozanardi1


Os profissionais que trabalharão nas equipes do SAMU em Pará de Minas já foram escolhidos através de processo seletivo. Eles também foram submetidos a um treinamento especializado e deverão estar atuando em breve:

José Márcio Zanardi
samujosemarciozanardi2


O governador Fernando Pimentel (PT) esteve recentemente na cidade de Divinópolis, onde está a Diretoria Regional de Saúde. Ele reiterou que os serviços do SAMU em toda a região deverão iniciar em abril de 2017.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!