Abertas inscrições para eleição que definirá novos membros do Conselho Municipal de Saúde


Estão abertas as inscrições para disputar o cargo de membro do Conselho Municipal de Saúde de Pará de Minas. Segundo o edital de convocação a eleição será realizada nos dias 25 e 26 de janeiro de 2017.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Os interessados poderão se inscrever até 16 de janeiro de 2017. Qualquer instituição legalmente constituída ou trabalhador da área de saúde poderá participar do pleito.

O órgão é formado por representantes dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), dos trabalhadores da área de saúde, da prefeitura e dos prestadores de serviços do SUS.

Ao todo serão eleitos 32 conselheiros, sendo 16 efetivos e 16 suplentes. A sociedade civil é representada por associações de bairros, sindicatos, Apae e outras entidades organizadas.

Os membros dos usuários do SUS serão eleitos através dos votos das entidades paraminenses. Serão eleitos dezesseis conselheiros, sendo oito efetivos e oito suplentes.

No caso dos trabalhadores inscritos serão eleitos oito representantes, quatro efetivos e quatro suplentes. Os próprios profissionais da área de saúde votarão nos colegas para ocupar os cargos de conselheiros.

Os prestadores de serviços do SUS também escolherão entre eles quais participarão do Conselho Municipal de Saúde. Já os representantes do poder público são indicados pelo prefeito.

O conselheiro tem a função de acompanhar, fiscalizar e promover um melhor atendimento na saúde pública. Para alcançar este objetivo é preciso ser atuante, como explica Mônica Hanke, presidente do Conselho Municipal de Saúde:


Mônica Hanke
eleicaoconselhodesaudemonicahanke

O Conselho Municipal de Saúde é deliberativo, ou seja, as decisões tomadas em reunião e registradas em ata devem ser cumpridas pelo prefeito e o secretário municipal de Saúde.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!