Viajar de moto com segurança: dez dicas para se proteger no trânsito

O número de motocicletas no Brasil cresceu em quase 5 milhões desde o início da pandemia, superando 29 milhões de veículos. Com esse aumento, também subiu o número de acidentes graves e fatais. Atualmente, as mortes em acidentes com motos representam um terço do total de óbitos no trânsito. Para ajudar a diminuir esses índices, a Agência Brasil compilou uma série de dicas de segurança com base na legislação, especialistas e plataformas de aplicativo. As recomendações são cruciais tanto para motociclistas quanto para passageiros.
Dez cuidados para uma viagem mais segura
Capacete é obrigatório e salva vidas: Tanto o condutor quanto o passageiro devem usar capacete em bom estado, com o selo do Inmetro e a viseira abaixada. O uso correto pode reduzir o risco de morte em 42% e de lesões graves em 69%, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
Mantenha o foco, evite o celular: O uso do celular distrai e compromete o equilíbrio. Mantenha as duas mãos no guidão e evite o aparelho. Quem usa celular ao dirigir tem quatro vezes mais chances de se envolver em um acidente.
Respeite o limite de velocidade: A alta velocidade aumenta o risco de colisões, dificulta as manobras e a frenagem. Um aumento de 1% na velocidade média pode elevar em 4% a chance de um acidente fatal.
Não pilote sob efeito de álcool: Conduzir ou ser passageiro sob a influência de álcool ou outras substâncias é perigoso e um crime. A alteração do equilíbrio aumenta o risco de queda.
Vista roupas protetoras: Use jaquetas, calças e luvas de material resistente. Roupas inadequadas, como chinelos e tecidos longos, podem agravar as lesões em caso de queda ou se prender à moto.
Cuidado ao circular no corredor: Trafegar entre os carros aumenta o risco de acidentes. Se for necessário, faça-o em baixa velocidade e evite ultrapassar pela direita.
Crianças só acima dos 10 anos: A lei brasileira só permite transportar crianças em motos a partir dos 10 anos, com capacete adequado ao tamanho.
Use o farol baixo, mesmo de dia: O uso do farol baixo ligado ajuda a moto a ser mais visível para os outros condutores, reduzindo em até 20% o risco de colisões.
Leve apenas um passageiro: É permitido levar somente um passageiro na garupa, em assento suplementar.
Passageiros também devem ter atenção: O carona deve segurar-se com as duas mãos nas alças da moto ou no motociclista. É crucial acompanhar o movimento do corpo do condutor em curvas para não desequilibrar a moto.
Com informações da Agência Brasil