Vereador paraminense discute reforma política em encontro do diretório nacional do PSC em Brasília


Nesta terça-feira, 15 de agosto, foi retomada a reunião da Comissão Especial da Câmara dos Deputados, em Brasília, criada para analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 77/03.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A nova lei contempla mudanças no sistema político e eleitoral brasileiro. A expectativa é de que ainda esta semana os parlamentares cheguem a uma conclusão na votação dos destaques apresentados à matéria.

Já foi aprovada a criação do chamado distritão, um sistema que acaba com a proporcionalidade nas eleições de cargos como deputado federal, estadual. A lei também prevê a criação de um fundo público para financiar as campanhas.

O denominado Fundo Especial de Financiamento da Democracia terá recursos da União de R$ 3,6 bilhões para as próximas eleições em 2018. Uma verdadeira contramão de direção na proposta de reduzir gastos.

Foi retirada do texto apresentado pelo relator a proposta de acabar com o cargo de vice nas funções de presidente da República, governador de estado e prefeito. Também mantida a sugestão de acabar com os cargos vitalícios de ministros dos tribunais de Justiça. Os mandatos de integrantes de Cortes do Judiciário ocupados por indicação política terão duração de até 10 anos.

O assunto é muito polêmico e será motivo de muitas discussões entre os deputados federais. Enquanto isso a população brasileira sofre com o desemprego e a recessão econômica.

Nesta quarta-feira, 16 de agosto, o diretório nacional do Partido Social Cristão (PSC) reúne seus correligionários em Brasília para discutir as propostas do projeto da reforma política. Pará de Minas enviará um representante para participar.

O vereador Carlos Roberto Lázaro, presidente do diretório municipal do partido em Pará de Minas, informa que também será realizada a eleição da nova diretoria. A expectativa é de que aconteça uma verdadeira mundança e não uma maquiagem para enganar o povo:

Carlos Roberto Lázaro
brasiliacarloslazaro1

O vice-presidente da Câmara Municipal de Pará de Minas é a favor do distritão que promove a eleição dos candidatos mais votados. Com isso os partidos pequenos deixarão de existir e o sistema político ficará mais organizado:

Carlos Roberto Lázaro
brasiliacarloslazaro2

Sobre o fundo público para custear as eleições, ele afirma que o país está muito endividado e precisa cortar gastos. Uma saída seria a realização de um pleito mais simples e com o reconhecimento dos candidatos mais votados:

Carlos Roberto Lázaro
brasiliacarloslazaro3

O projeto da Reforma Política ainda passará pelo plenário da Câmara dos Deputados e em seguida também será analisado pelo Senado Federal. As novas regras tem que ser aprovadas até setembro para terem validade em outubro de 2018.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!