Serviço de Inspeção Municipal não funciona e só deverá fiscalizar empresas de alimentos processados a partir de julho


No dia 30 de março de 2017 a Câmara Municipal de Pará de Minas aprovou durante reunião extraordinária um projeto de lei encaminhado pelo prefeito Elias Diniz (PSD) que tratava da constituição do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A criação do órgão foi uma exigência do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). O objetivo é a fiscalização no cumprimento das normas sanitárias que visam proteger a saúde dos consumidores dos alimentos de origem animal, especialmente os processados.

Algumas pequenas empresas chegaram a ser lacradas pela falta do selo do SIM. Desde então a prefeitura vem trabalhando na montagem de toda a estrutura do novo serviço que irá atender a frigoríficos, laticínios, casas de carnes, entre outros.

De acordo com o escritório do IMA, o serviço de inspeção vinha sendo cobrado há muitos anos e o poder público não havia atendido a exigência. Foram tomadas medidas enérgicas com as empresas irregulares.

O processo de criação do SIM continua em andamento, de acordo com Júlio César de Oliveira, procurador Geral do Município. Ele informa que o médico-veterinário já foi contratado e agora serão admitidos dois fiscais:

Júlio César de Oliveira
juliocesaroliveira_coord1


Acrescenta que cerca de 340 empresas que atuam na produção de alimentos processados são fiscalizadas pelo Departamento de Vigilância Sanitária. O órgão tem a competência de fiscalizar apenas a comercialização dos produtos.

O SIM deverá acompanhar 50 indústrias que estão habilitadas para fiscalizar a produção dos alimentos que são processados e vendidos para outros municípios:

Júlio César de Oliveira
simjuliocesardeoliveira2

A expectativa é de que a partir do mês de julho o trabalho de fiscalização seja iniciado em Pará de Minas. A primeira ação será educativa e terá como meta informar os empresários sobre os documentos exigidos:

Júlio César de Oliveira
simjuliocesardeoliveira3

O médico-veterinário e os dois fiscais do serviço de inspeção serão submetidos a um treinamento para realizar a fiscalização minuciosa de empresas de alimentos. O órgão estará emitindo um selo de fiscalização para as indústrias que forem aprovadas, conforme exigência da legislação vigente.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!