Milhares de católicos celebram Corpus Christi em Pará de Minas. Veja imagens e vídeo


O Dia de Corpus Christi é celebrado pela Igreja Católica em todo o mundo. A denominação vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. Por isso, é realizada a solenidade do mistério da Eucaristia, ou seja, o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.


Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter


A festa é realizada sempre em uma quinta-feira, para lembrar a Quinta-Feira da Semana Santa, ocasião em que foi instituído este sacramento, quando Jesus Cristo ceou pela última vez com seus apóstolos, e ordenou que seus seguidores celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.

Por meio da Eucaristia, Jesus mostra que está sempre presente, e se faz alimento para nos fortificar, ao mesmo tempo em que ratifica seu amor e entrega pelos cristãos.


Nesta quinta-feira, 15 de junho, a festa de Corpus Christi reuniu milhares de paraminenses. Pela manhã, foram celebradas missas em várias paróquias de Pará de Minas. Nas primeiras horas do dia, os católicos também iniciaram o trabalho para confeccionar os tradicionais tapetes para a procissão de Corpus Christi nas ruas dos bairros São José e Centro, onde está localizada a Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, a anfitriã deste ano.


A festa de Corpus Christi reuniu milhares de fieis de todas as paróquias de Pará de Minas na Missa da Unidade. A solenidade conjunta, coordenada pela Forania Nossa Senhora da Piedade, foi realizada pela décima primeira vez consecutiva no município, a cada ano em uma paróquia diferente.


Na tarde desta quinta eles se concentraram no Parque do Bariri, localizado no bairro São José. Os participantes entregaram alimentos que serão doados para a Cidade Ozanam e dependendo da quantidade arrecadada, beneficiará outras entidades assistenciais de Pará de Minas.


Por volta das 16 horas foi dada a primeira bênção do Santíssimo Sacramento, ministrado pelo padre Elisvaldo Camilo de Souza, administrador da Paróquia de São Francisco. A segunda bênção ficou a cargo do padre Geraldo Gabriel de Bessa, administrador da Paróquia de Santo Antônio. A terceira foi dada durante a celebração da santa missa.


Em seguida, todos saíram em procissão e circularam o Parque do Bariri para lembrar o tema da Campanha da Fraternidade 2017 que tratou do meio ambiente, da “casa comum” como caracterizado pelo papa Francisco.  O espaço tem muito verde e uma bela lagoa, que serviram para inspirar reflexões sobre a necessidade de cuidar melhor e preservar o meio em que vivemos.


Muito feliz com a grande participação popular, o vigário auxiliar da Paróquia de São Francisco e responsável pela Forania Nossa Senhora da Piedade, padre Ydecy Ferreira Santos, declarou “nós não somos mais seis paróquias, nós somos uma cidade ao redor da eucaristia”:


Padre Ydecy Ferreira Santos
corpuschristi1padreydecy

O administrador da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, padre Charley Marcelino Silva, ressalta a grande manifestação pública de fé pelas vias públicas, em uma demonstração da solidez e seriedade da Igreja Católica. Também citou que no evento a fé se transforma em obras com a doação de alimentos para abastecer a Cidade Ozanam:


Padre Charley Marcelino Silva
corpuschristi1padrecharley

Entre os participantes da festa de Corpus Christi estava José Fernandes Guimarães, ex-coordenador dos Filhos de Maria de Pará de Minas, que rezam o Terço dos Homens, nas noites de segunda-feira, a partir das 20 horas, na matriz de São Francisco. Para ele, o momento é muito bonito e enalteceu o trabalho e beleza dos tapetes que ornamentaram as ruas por onde passou a procissão com o Corpo de Deus:


José Fernandes Guimarães
corpuschristi1josefernandes

A aposentada Aparecida Freitas Batista fez questão de doar alimentos para a Cidade Ozanam, que necessita do apoio da sociedade, e diz que gosta de participar de celebrações promovidas pela Igreja Católica:


Aparecida Freitas Batista
corpuschristi1aparecida

Para Hedwiges de Freitas, que também é aposentada, na Igreja Católica um dos momentos mais bonitos é quando é celebrado o Corpo de Deus e a instituição da eucaristia:


Hedwiges de Freitas
corpuschristi1hedwiges


A cada ano a Missa da Unidade e a celebração da festa de Corpus Christi é realizada em uma das seis paróquias do município, com participação de todos os padres e fieis de todas as regiões da cidade em uma grande festa do povo de Deus. Em 2016, o evento foi realizado na Paróquia de Santo Antônio, no bairro Santos Dumont.

Em 2015, o evento ocorreu na Paróquia de São Francisco. Em 2014, a festa de Corpus Christi foi organizada pela equipe da Paróquia de São Pedro. Em 2013, foi realizada na Paróquia da Imaculada Conceição. Em 2012, os fiéis participaram do evento na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora.


A organização do evento não divulgou números oficiais sobre a quantidade de pessoas que participou da procissão e da missa de Corpus Christi em Pará de Minas. Mas uma verdadeira multidão, representando todas as paróquias do município e de cidades vizinhas transformou a celebração em uma grande festa do povo de Deus.

Assista


Veja as imagens

 

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!