HNSC fecha leitos e transferências de pacientes para internações ficam cada vez mais difíceis


A eterna crise financeira do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) continua com mais um capítulo dramático para a população da microrregião de Pará de Minas que necessita de atendimento através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Durante a audiência pública realizada na Câmara Municipal de Pará de Minas no dia 3 de maio, o provedor do HNSC Osvaldo Alves Leite declarou que o evento serviu para mostrar à população as dificuldades enfrentadas pelo hospital. Disse ainda que apesar da discussão de várias propostas, não se chegou a nenhuma solução capaz de amenizar os problemas financeiros.

Na ocasião o provedor declarou que a partir desta segunda-feira, 15 de maio, caso não recebesse mais recursos públicos, o único hospital de Pará de Minas iniciaria o corte de mais serviços ofertados aos usuários do SUS. Infelizmente, o dinheiro não chegou aos cofres do HNSC e nesta segunda (15) foram fechados diversos leitos, de um total de 109.

Na tarde desta segunda-feira, 15 de maio, o secretário municipal de Cultura, Comunicação Institucional, Esportes, Lazer e Turismo, e interino da Saúde, Paulo Duarte, mesmo sem ter um documento oficial do HNSC sobre este assunto, disse que apenas 58 leitos estão disponíveis para os usuários do SUS:

Paulo Duarte
pauloduartehnscleitos1


Muitas pessoas também enfrentam dificuldades para transferir pacientes que necessitam de internações no Hospital Nossa Senhora da Conceição. Entretanto, Paulo Duarte acredita que isso não se deve apenas ao fechamento de leitos no HNSC, pois, o mesmo vem acontecendo em outros hospitais.

Paulo Duarte
pauloduartehnscleitos2

Em uma conta simples, considerando 109 leitos do Hospital Nossa Senhora da Conceição e a declaração do secretário Paulo Duarte indicando que 58 leitos estão disponíveis para os usuários do SUS, poderíamos concluir que 51 leitos teriam sido fechados nesta segunda (15), no HNSC.

Entretanto, uma fonte ouvida pela reportagem do Portal GRNEWS, que preferiu não ser identificada publicamente, e acompanha de perto a crise no único hospital de Pará de Minas, disse que foram poucos leitos fechados no Hospital Nossa Senhora da Conceição nesta segunda (15) para usuários do SUS. Porém, não soube precisar quantos. Tentamos contato com diretores do HNSC no início da noite desta segunda (15), para confirmar o número exato de leitos fechados, mas não obtivemos êxito.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!