Descarte irregular de esgoto continua no ribeirão Paciência e cheiro insuportável incomoda paraminenses


Nesta segunda-feira, dia 15 de maio, técnicos da Concessionária Águas de Pará de Minas foram surpreendidos com resíduos de esgoto, pouco abaixo do açude do Roncadouro, onde é feita a captação de água no ribeirão Paciência.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O material líquido esbranquiçado vem sendo despejado no manancial periodicamente. Para piorar, o Paciência está com baixa vazão devido a escassez de chuvas e o cheio está insuportável. A concessionária de água e esgoto trouxe à tona mais uma vez este problema que vem sendo registrado com bastante frequência.


A Polícia Militar de Meio Ambiente já registrou ocorrências desses descartes irregulares por parte de empresas. As informações já foram encaminhadas ao Ministério Público de Minas Gerais na Comarca de Pará de Minas.

A diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura de Pará de Minas também foi comunicada do fato. Recentemente uma comissão de vereadores esteve no local e registrou a poluição causada pelo esgoto despejado no ribeirão Paciência. A situação preocupa cada vez mais a população paraminense.


Thiago Santana, gerente de Operações da Águas de Pará de Minas, informa que o material detectado não foi encontrado no nível acima da captação de água. Ele também pede a ajuda dos paraminenses para denunciar os responsáveis pelo descarte de esgoto no ribeirão Paciência:


Thiago Santana
efluenteribeiraothiagosantana1

O responsável pelo sistema de abastecimento de água explica que o material deverá dispersar por toda a extensão do ribeirão Paciência. Isso resultará em odor insuportável por toda a cidade:

Thiago Santana
efluenteribeiraothiagosantana2


Devido à baixa vazão do ribeirão Paciência e do córrego do Paivas, o abastecimento de água de Pará de Minas vem sendo realizado nos últimos com utilização da rede adutora que capta água rio Paraopeba, no distrito de Córrego do Barro, zona rural de Pará de Minas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!