População tem motivos para comemorar o Dia do Consumidor, apesar da crise financeira

centro_lojas_compras
Comemorado anualmente no dia 15 de março, o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi instituído pela primeira vez no ano de 1962, pelo presidente dos Estados Unidos da América, John Kennedy.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Foi uma forma de o governo norte-americano proteger os interesses dos consumidores. Em 1985 a Organização das Nações Unidas (ONU) também adotou a data oficialmente.

A entidade que representa a maior parte dos países no mundo se baseou em algumas diretrizes, dando legitimidade e reconhecimento internacional para a data criada pelo ex-presidente dos Estados Unidos.

A data foi criada para relembrar os direitos conquistados pelo consumidor, não apenas as pessoas, mas também as empresas que tem o compromisso de respeitar todas as leis da relação de consumo.

De acordo com o advogado Bruno Soares de Souza, coordenador do Procon Municipal, o Dia do Consumidor traz à tona os avanços que foram conseguidos com as regras previstas em lei e que se aplicam a ambas as partes:
brunsors_consumd

Bruno Soares de Souza
brunsors_consumd1

Apesar da crise financeira enfrentada pelo país atualmente, os consumidores brasileiros tem motivos para comemorar a data. Ao longo dos anos foi percebido o amadurecimento de consumidores e fornecedores:

Bruno Soares de Souza
brunsors_consumd2

O Procon disponibiliza exemplares gratuitos do Código de Defesa do Consumidor (CDC) para todos os interessados em conhecer os direitos e deveres previstos na lei. Ele também pode ser baixado em arquivo eletrônico na internet.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!