Para economista, feriados prolongados em 2017 não causarão grandes prejuízos financeiros


Durante o ano de 2017 serão nove feriados nacionais e cinco pontos facultativos e o comércio e a indústria já começam a demonstrar uma grande preocupação com as perdas que poderão sobrevir por causa das pausas.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O comércio varejista brasileiro deve ter prejuízo de R$ 10,5 bilhões em 2017 devido aos feriados prolongados, segundo um estudo da Federação do Comércio do Estado São Paulo – Fecomércio.

Será uma perda 2% maior que a projetada no ano passado 2016. Um dos fatores que contribui para os números negativos são os feriados durante a semana e que poderão ser prolongados.

O estudo desconsiderou os feriados estaduais e municipais que também afetam a atividade comercial. Os estabelecimentos que desejam abrir nos feriados para tentar suavizar essas perdas terão custos adicionais com os colaboradores.

Outra questão é que muitos destes feriados serão prolongados. Mas, o economista Eduardo de Almeida Leite  analisa a situação por um ângulo mais positivo. Segundo ele, os feriados são uma oportunidade para os setores de lazer e turismo faturarem mais alto. Contudo, o comércio pode usar estratégias para conseguir fechar vendas:

Eduardo de Almeida Leite
edleite_feriados1


Sobre os impactos na indústria, o especialista explica que essas paralisações só afetam quando o segmento está em pleno processo de produção. Mas, com a recessão econômica do país as empresas estão produzindo menos e reduzindo custos:

Eduardo de Almeida Leite
edleite_feriados2

O profissional ressalta que os feriados não deverão trazer grandes reflexos para a economia do país. Ele acredita que os maiores problemas estão relacionados a incerteza política em Brasília e as reformas que precisam ser feitas:

Eduardo de Almeida Leite
edleite_feriados3

Serão feriados e pontos facultativos em 2017:

– 1º de janeiro: Confraternização Universal
– 27 e 28 de fevereiro: Carnaval
– 1º de março: Cinzas (até às 14h)
– 14 de abril: Paixão de Cristo
– 21 de abril: Tiradentes
– 1º de maio: Dia Mundial do Trabalho
– 15 de junho: Corpus Christi
– 7 de setembro: Independência do Brasil
– 15 de setembro: Nossa Senhora da Piedade
– 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida
– 28 de outubro: Dia do Servidor Público – ponto facultativo
– 2 de novembro: Finados
– 15 de novembro: Proclamação da República
– 8 de dezembro: Nossa Senhora da Conceição
– 25 de dezembro: Natal

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!