Pará de Minas celebra sua Padroeira Nossa Senhora da Piedade com missas e carreata

O ano de 2020 está sendo marcado por eventos adversos decorrentes da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) que provocou uma substancial mudança de hábitos em pessoas de quase todo o mundo, a exceção fica para a Antártida, onde segundo os especialistas a vida não sofreu qualquer tipo de mudança provocada pelo novo coronavírus.

O “novo normal” como vem sendo caracterizado o modo de viver em meio a pandemia também provocou muitas alterações na rotina diária nas paróquias da Igreja Católica.

Antes da pandemia era comum ver as igrejas lotadas de fieis durante as missas e a realização grandes festas para celebrar seus santos padroeiros. Mas neste “novo mundo” tudo mudou.

Hoje as missas são restritas aos poucos participantes se considerada a capacidade dos templos. Aqueles que não conseguem senhas para as celebrações presenciais, acompanham tudo de forma online, para evitar aglomeração e consequentemente propagação do vírus.

Pará de Minas celebra nesta terça-feira, 15 de setembro, o Dia de Nossa Senhora da Piedade, padroeira da primeira paróquia, de Pará de Minas e do Estado de Minas Gerais.

A Paróquia Nossa Senhora da Piedade realiza anualmente uma grande festa, com missas, novena e procissão pelas ruas principais da cidade. Um grande evento em honra à padroeira da cidade.

Apesar da pandemia, a festa está sendo realizada este ano, mas com formato diferente. As celebrações e novena tiveram início dia 6 de setembro e terminam nesta terça-feira, 15 de setembro, data em que é feriado municipal. As participações presenciais na novena e missas seguem o protocolo de saúde com limitação de público, podendo ter no máximo 120 pessoas dentro do Santuário de Nossa Senhora da Piedade. Para ter acesso as celebrações presenciais é preciso ter a senha distribuída previamente pela paróquia.

Padre Charley Marcelino Silva é o administrador da Paróquia Nossa Senhora da Piedade e disse ao Portal GRNEWS que apesar das limitações, a comunidade está celebrando com muita devoção a festa em honra à padroeira de Pará de Minas. Ele aproveita para convidar a todos para as celebrações pelas redes sociais da paróquia, uma vez que todos os ingressos para as participações presenciais já foram distribuídos.


Charley Marcelino Silva
padrecharleypadroeira1

Toda a programação também está sendo transmitida pela internet, para que todos possam assistir. Padre Charley Marcelino deixa claro que quem assiste pela internet também recebe as mesmas bênçãos, porque o que importa é a intenção.

Destaca ainda que além da novena e das missas, as festas de confraternização social com shows musicais e de prêmios, e almoços especiais não foram promovidos em 2020.

A Paróquia de Nossa Senhora da Piedade também convidou padres de outras cidades para celebrarem as missas durante o novenário, inclusive com  participações especiais dos bispos dom Francisco Cota de Oliveira, bispo da Diocese de Sete Lagoas, e dom José Carlos de Souza Campos, da Diocese de Divinópolis.

Nesta segunda-feira, 14 de setembro, às 19 horas, a Santa Missa será presidida pelo monsenhor Paulo Pereira. Neste dia, a oração é pela Comunidade de Nosso Senhor dos Passos.

Nesta terça-feira, 15 de setembro, dia da Padroeira Nossa Senhora da Piedade, e feriado municipal em Pará de Minas, a primeira celebração será as 7 horas. Neste horário, a Santa Missa presidida por padre Adriano Bolognani.

Às 9 horas, Santa Missa presidida por padre Adilson Neres.

Às 12 horas, repiques dos sinos do Santuário de Nossa Senhora da Piedade.

Às 15 horas, Santa Missa presidida por padre Leonardo Moisés de Azevedo.

Às 17h30min, Santa Missa presidida por dom Francisco Cota de Oliveira, bispo da Diocese de Sete Lagoas, e concelebrada pelos padres Charley Marcelino Silva e Adriano Bolognani.

Logo após a Santa Missa, às 18h30mi, concentração e saída de carreta com a imagem de Nossa Senhora da Piedade pelas ruas da cidade. Padre Charley Marcelino pede que a população que queira acompanhar, fique dentro dos veículos e utilize máscaras. A carreata com a imagem de Nossa Senhora da Piedade percorrerá vários bairros de Pará de Minas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!