Processo de beatificação de Padre Libério será referência em Curso de Formação de Postuladores do Vaticano


O processo de beatificação do servo de Deus Padre Libério Rodrigues Moreira continua tramitando no Vaticano. A documentação constando os atos de pesquisa da fase inicial foi entregue no dia 22 de março por representantes da Diocese de Divinópolis a Congregação para a Causa dos Santos, sediada em Roma, na Itália.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Este ato jurídico é o primeiro passo nesta etapa de reconhecimento da heroicidade das virtudes do servo de Deus Padre Libério Rodrigues Moreira. Tanto que em nota a Diocese de Divinópolis pede ao povo católico que continue rezando para o “bom êxito dos trabalhos e para que Deus nos conceda, brevemente, elevar o Padre Libério aos altares, para o bem de todos nós”.

Importante destacar que esta fase diocesana foi concluída no dia 14 de novembro de 2016. No encerramento desta pesquisa, na noite de 13 de novembro de 2016, foi celebrada uma missa de encerramento do Jubileu da Misericórdia, na Catedral do Divino Espírito Santo, em Divinópolis, ocasião que foi realizado o ato jurídico que finalizou esta etapa do processo de beatificação de Padre Libério.

A documentação relativa ao processo de beatificação do servo de Deus Padre Libério Rodrigues Moreira a Congregação para a Causa dos Santos será utilizada como referência de pesquisa no Curso de Formação de Postuladores do Vaticano, como informa o bispo da Diocese de Divinópolis Dom José Carlos de Souza Campos:


Dom José Carlos de Souza Campos
domjosecarloscurso1

Com o documento em mãos, os integrantes da Congregação para a Causa dos Santos, realização o processo de verificação dos dados pesquisados e caso concluam a veracidade dos mesmos, Padre Libério é elevado a condição de venerável:

Dom José Carlos de Souza Campos
domjosecarloscurso2

Em se tornando venerável, será preciso a comprovação de dois milagres para que se conclua o processo de beatificação de Padre Libério, o que pode levar anos:

Dom José Carlos de Souza Campos
domjosecarloscurso3

Além de ser usado como referência no Curso de Formação de Postuladores á causa dos santos em todo o mundo, anteriormente já havia sido divulgado que o processo de beatificação de Padre Libério seria analisado sob novo regulamento para reconhecimento de milagres. Isso porque a Santa Sé aprovou novo Estatuto do Conselho Médico da Congregação das Causas dos Santos.

As informações divulgadas pelo Vaticano destacam que o processo vinha sendo realizado da mesma forma desde 1976, quando teve aprovação do Beato Paulo VI. As modificações tratam da adequação linguística e processual. Também será preciso maioria qualificada para proceder na análise de um suposto milagre é de pelo menos 5/7 ou 4/6, entre outras alterações. Veja AQUI.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!