Colégio Berlaar comemora 77 anos de atuação efetiva na formação de cidadãos conscientes em Pará de Minas

Essa história teve início em 7 de março de 1942. O departamento feminino do Ginásio São Francisco foi fundado por Madre Blandina e Frei Zacarias e o primeiro diretor foi Frei Concórdio. Quando os freis franciscanos deixaram o departamento masculino do então Colégio São Francisco, hoje Escola Estadual Fernando Otávio, o nome mudou para Colégio Berlaar Sagrado Coração de Maria, unidade da Congregação das Irmãs do Sagrado Coração de Maria de Berlaar na Bélgica.


Com o lema de fortalecimento do jeito de ser, agir e fazer educação, a instituição de ensino faz parte da história de Pará de Minas. Hoje 395 alunos estão divididos entre as aulas do maternal ao ensino médio e por lá passaram nomes que hoje são referência em várias áreas.


Desde o início do mês várias atividades marcam as comemorações de aniversário da instituição. No dia sete alunos músicos da Banda do CAIC se apresentaram na escola.

Colégio Berlaar Sagrado Coração de Maria/Divulgação

Mas o ápice das comemorações foi nesta quinta-feira, 14 de março, que celebra também os 174 anos da Congregação das Irmãs do Sagrado Coração de Maria de Berlaar que mantém a escola.

A vice-diretora educacional do Berlaar Tânia Aparecida Ferreira Hanke destaca o trabalho desenvolvido pelas irmãs em Pará de Minas há quase 80 anos:


Tânia Aparecida Ferreira Hanke
taniaberlaar1

Quando as madres e irmãs chegaram a Pará de Minas tudo era muito diferente. Na escola elas de professoras a diretoras, passando por todos os cargos da área da educação. Com o passar do tempo esta história foi mudando e hoje trabalham em conjunto com os chamados leigos:

Tânia Aparecida Ferreira Hanke
taniaberlaar2

Júlia Rodrigues Almeida tem 14 anos e está no primeiro ano do Ensino Médio. A estudante se sente orgulhosa em fazer parte da história do Colégio Berlaar:


Júlia Rodrigues Almeida
juliaberlaar1


Nesta quinta-feira (14) foi celebrada uma missa no poliesportivo da escola presidida pelo padre Geraldo Gabriel de Bessa. Em seguida foi lida uma carta vinda da Bélgica parabenizando a instituição e a Congregação pelo aniversário. Teve ainda bolo pra todos os participantes e os estudantes do maternal ao quinto ano do ensino fundamental fizeram cartinhas e cartazes em homenagens às irmãs que continuam o trabalho em Pará de Minas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!