Benjamim de Oliveira é tema de mostra em São Paulo que destaca diversidade do artista paraminense
O paraminense Benjamim de Oliveira poderá se tornar ainda mais reconhecido do que já é. O Itaú Cultural, organização voltada à pesquisa e produção de conteúdo que mapeia, incentiva e difunde manifestações artístico-culturais em todo o país, promove a Ocupação Benjamim de Oliveira, que pode ser visitada até o dia 27 de fevereiro de 2022 na sede localizada na Avenida Paulista na capital de São Paulo.
A mostra possui um hotsite, recursos de acessibilidade e programação educativa. Além disso, quem visitar a Ocupação, verá detalhes da vida do artista e empreendedor circense, considerado um dos mais importantes do Brasil.
Nascido em Pará de Minas em 1870, Benjamim era filho de uma escrava com o capataz da fazenda. Foi aos 12 anos que ele fugiu com a trupe, quando um circo passou pela cidade. Foram tempos de muita dedicação e luta, até se tornar um dos mais importantes no desenvolvimento e modernização do circo brasileiro.
Sobre a Ocupação, o Portal GRNEWS ouviu uma das curadoras Luciana Modé, que destaca a importância do artista paraminense:
Luciana Modé
lucianaocupacaobo1
A Ocupação encanta crianças e adultos em 120 peças como jornais, fotos, objetos originais de circos, livros, documentos e até mesmo músicas interpretadas por ele. Luciana Modé destaca outros objetos que poderão ser vistos:
Luciana Modé
lucianaocupacaobo2
Ela ressalta ainda a diversidade que era Benjamim de Oliveira, atuando em várias frentes:
Luciana Modé
lucianaocupacaobo3
A Ocupação Benjamim de Oliveira fica até o dia 27 de fevereiro de 2022 no Itaú Cultural, localizado na Avenida Paulista, nº149, próximo à estação de metrô Brigadeiro. A entrada é gratuita e o espaço funciona de terça-feira a domingo, de 11h às 19h.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.