Fapam apoia e valoriza a Semana da Sensibilização da Mediação de conflitos
A Faculdade de Pará de Minas (Fapam), por meio da coordenação do curso de Direito, realizou evento na noite desta quinta-feira, 13 de outubro, no auditório Cônego Gabriel Hugo da Costa Bittencourt, para discutir a mediação de conflitos.
Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter
A abordagem é parte da Semana da Sensibilização para a Mediação, como o tema indica, pretende sensibilizar as pessoas para a mediação, e proporcionar aos mediadores novas perspectivas sobre a temática e ferramentas de trabalho.
A coordenadora do curso de Direito da Fapam, Sônia Cristina Fagundes Malta, integra a Comissão de Mediação da Ordem dos Advogados de Minas Gerais (OAB/MG), e destaca que a mediação de conflitos foi tema de um dos encontros.
Na ocasião ela abriu as portas da Fapam para que o assunto fosse abordado em Pará de Minas, uma vez que uma das metas principais da instituição é formar profissionais capazes de atuar de maneira eficiente, também, na mediação de conflitos.
Ela argumenta que o evento realizado na noite desta quinta (13) na Fapam foi oportuno para divulgar a que foi criada na 18ª Subseção da OAB em Pará de Minas uma comissão para mediar conflitos em Pará de Minas:
Sônia Cristina Fagundes Malta
soniaconciliacao1
Para a advogada Ellen Nagle Ferreira a Semana da Sensibilização da Mediação contribui para aperfeiçoar conhecimentos. Além disso, a conciliação traz muitas vantagens para as partes envolvidas. Também afirma que nem sempre é necessária a presença do advogado durante uma audiência:
Ellen Nagle Ferreira
ellennagleconcliacao1
A consultora e gestora de conflitos, Grasielle Mello, membro da Comissão de Mediação da Ordem dos Advogados de Minas Gerais (OAB/MG), ministrou palestra sobre o tema na noite desta quinta para alunos da Fapam, na noite desta quinta (13). De maneira bastante didática, ela explicou como é o processo de mediação de conflitos:
Grasielle Mello
grasielleconcialicao0
Ela disse ainda que a Semana de Sensibilização de Conflitos aconteceu pela primeira vez no ano de 2015 no Reino Unido. Devido o sucesso, vem sendo adotada por vários países:
Grasielle Mello
grasielleconcialicao1
Grasielle Mello diz que com apoio de diversas instituições, como a OAB/MG, o evento também é ferramenta importante no processo de qualificação dos novos mediadores:
Grasielle Mello
grasielleconcialicao2
A gestora de conflitos salienta que um bom mediador não precisa ser necessariamente um advogado ou psicólogo, por exemplo. Como a formação é técnica, independente da graduação acadêmica, a pessoa pode se qualificar para exercer esta função:
Grasielle Mello
grasielleconcialicao3
Outro ponto importante abordado por ela é a recomendação para que a pessoa, antes de procurar uma câmara de conciliação, busque informações se a mesma é credenciada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ):
Grasielle Mello
grasielleconcialicao4
Por fim, a consultora e gestora de conflitos, Grasielle Mello, disse que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) também está investindo na criação de núcleos ou centros de cidadania para atuar na mediação de conflitos em todo o Estado de Minas Gerais.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.