Agentes de endemias realizarão mais um ciclo do LIRAa em Pará de Minas

dengue_pneu1
Como previsto em cronograma preestabelecido, o Ministério da Saúde determina a realização esporádica do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa).

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O trabalho faz parte de um conjunto de ações no combate ao mosquito transmissor da Dengue e outras doenças em todos os municípios. O vírus transmitido já provocou a morte de milhares de pessoas nos últimos anos e trouxe desconforto para boa parte da população.

O maior desafio do poder público é conscientizar a população sobre a importância de evitar reservatórios de água parada dentro das casas. Eles se tornam grandes criadouros das larvas do inseto.

O trabalho intensivo continua e entre os dias 24 e 28 de outubro será realizado a pesquisa rápida em todos os bairros de Pará de Minas. Trata-se de uma análise estatística por amostragem que mostra a atual situação de infestação dos mosquitos.

De acordo com o médico-veterinário Henrique Lopes Flores Souza, assessor Técnico Operacional do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Rio Pará (Cispará), os paraminenses precisam colaborar durante as visitas dos agentes endemias nas casas para fazer o levantamento:

Henrique Lopes Flores Souza
henriflrs_lira1

henriflrs_lira
Ele ressalta a necessidade urgente de esvaziar os reservatórios de água dentro das residências. O município passou por uma grave crise no abastecimento e muitas pessoas adotaram o hábito de armazenar.

Porém, muitas famílias não tomam os devidos cuidados com tambores, galões e caixas d’água. Como conseqüência os ovos do vetor da Dengue se desenvolvem e dão origem a milhares de novos mosquitos:

Henrique Lopes Flores Souza
henriflrs_lira2

Os agentes de endemias da Prefeitura de Pará de Minas trabalham com uniforme e crachá de identificação. Os moradores devem ficar atentos e em caso de dúvida o recomendado é acionar a Secretaria Municipal de Saúde e confirmar a identidade do servidor.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!