Sancionada lei que cria rota turística e cultural no trajeto da antiga linha férrea de Pará de Minas

Conforme publicado pelo Portal GRNEWS, foi aprovado pelos vereadores paraminenses em duas votações durante reunião realizada em 12 de abril deste ano, o substitutivo ao projeto de Lei nº 1/2021. Neste mês de maio, o projeto foi sancionado pelo prefeito Elias Diniz (PSD). Com isso a Lei nº 6.556 de 2021 institui a Rota Turístico-Cultural Benjamim de Oliveira em Pará de Minas. Homenageando o paraminense que levou o nome da cidade para todo o país e até mesmo fora dele, o objetivo é desenvolver o potencial turístico da cidade.

A área possui vários atrativos turísticos citados na nova legislação como rios, ribeirões, riachos, represas, lagoas, cachoeiras e cascatas; morros, matas, florestas, reservas e parques ambientais; avenidas, ruas, estradas, caminhos e trilhas; obras de valor histórico e cultural, como casas, casarões, fazendas, templos religiosos, pontes, pontilhões e ruínas de construções antigas; empreendimentos de cunho turístico, cultural, artístico, religioso e esportivo.

Foto: Gustavo Henrique Duarte Silva

A Rota Turístico-Cultural Benjamim de Oliveira começa no prédio da antiga estação ferroviária, localizado na praça Torquato de Almeida, Centro, passando pela avenida Alano Melgaço, ruas Nova Serrana, Padre Libério, Zé do Benvindo, Oriente e Harmonia, e o caminho da antiga linha férrea e seu entorno, nos povoados de Limas do Pará e Guardas.

Com a lei a intenção é fomentar o turismo local, preservar o caminho da linha férrea, incentivar a preservação do patrimônio, fomentar a realização de estudos e pesquisas que visem a possibilidade e a viabilidade de tombamento dos atrativos que integram a rota, divulgar e promover a memória do local de nascimento do artista Benjamim de Oliveira e promover e divulgar os eventos oficiais do município

Foto: Gustavo Henrique Duarte Silva

Além de ressaltar o nome do primeiro palhaço negro do Brasil, o paraminense Benjamim de Oliveira, o intuito é valorizar o turismo e a cultura de Pará de Minas. Mas para isso é necessário um planejamento envolvendo vários órgãos.

Por isso, segundo o autor do projeto que já se tornou lei, Hélio Andrade de Melo Júnior (PSL), em breve acontecerá uma reunião com representantes do Executivo para dar início às ações:


Hélio Andrade de Melo Júnior

helioandraderottulei1

Conselhos, comissões e órgãos que atuam na valorização do patrimônio histórico, cultural e no turismo também serão convidados para executar o projeto:

Hélio Andrade de Melo Júnior
helioandraderottulei2

A nova lei foi sancionada no dia 5 de maio e segundo o documento as ações podem ser implementadas através de parcerias com universidades, organizações da sociedade civil e com a iniciativa privada a fim de apoiar as atividades integrantes da Rota Turístico-Cultural Benjamim de Oliveira.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!