Águas de Pará de Minas celebra 7 anos de prestação de serviços com mais de R$ 100 milhões em investimentos

Uma data a ser comemorada por todos os paraminenses. Afinal, foram anos enfrentando sérios problemas de abastecimento, cobranças indevidas no tratamento de esgoto, racionamento e dias sem um pingo d’água chegando nas torneiras.

No domingo, 17 de abril, a Águas de Pará de Minas completa sete anos em Pará de Minas. Desde que chegou ao município, a concessionária que venceu a licitação em 2015 tem feito muitos investimentos transformando o cenário do saneamento básico e trazendo mais saúde e qualidade de vida para toda a população.

Os paraminenses tem 100% da água que chega a seus imóveis tratada e 99,4% contam com coleta e tratamento de esgoto. Com sonhos audaciosos, o objetivo é crescer este número para 100% muito em breve.


O Portal GRNEWS conversou com o diretor da Águas, Rodrigo Assad Macool que destaca as ações nos sete primeiros anos da concessionária em Pará de Minas trazendo mais estabilidade à população no que diz respeito ao abastecimento de água:

Rodrigo Assad Macool
rodrigoam71


São mais de R$ 100 milhões investidos em sete anos e batendo recordes. Em apenas cinco meses foi construído o Sistema de Abastecimento do Rio Paraopeba, o que solucionou de vez o problema da falta de água. Em seguida mais um desafio: o que fazer com o Paraopeba contaminado após o rompimento da barragem de Brumadinho.

Foi feito um novo projeto, desta vez no Rio Pará, garantindo novamente água para os paraminenses:

Rodrigo Assad Macool
rodrigoam72

Agora a concessionária projeta novos desafios que trarão ainda mais qualidade de vida para a população. A cidade será dividida em zonas de abastecimento para não prejudicar um bairro inteiro quando houver manutenção, por exemplo:

Rodrigo Assad Macool
rodrigoam73

Rodrigo Assad Macool também destaca os prêmios que a concessionária recebeu como o primeiro lugar no Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento na categoria As Melhores em Gestão no Saneamento Ambiental em 2018 e 2021.


Além disso, a Águas de Pará de Minas ocupou a 5ª posição no quesito de municípios brasileiros com água potável e saneamento básico, no ranking 2021 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP):


Rodrigo Assad Macool

rodrigoam74

Daniela Rezende Mendonça é a responsável pelo setor comercial da Águas de Pará de Minas e ressalta o relacionamento da concessionária com os clientes, sempre com transparência e resolvendo os problemas dos consumidores o mais rápido possível:


Daniela Rezende Mendonça

danielarm71

O Portal GRNEWS também ouviu o coordenador de operações da concessionária, Carlos Henrique Lara Lázaro, que falou sobre os investimentos nestes primeiros sete anos de atividades:


Carlos Henrique Lara Lázaro

carloshl71

Nestes sete anos de operação, a Águas de Pará de Minas fez adequações e modernizações na Estação de Tratamento de Água (ETA) Nossa Senhora das Graças e na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União, implantou redes e reservatórios e reformou a Central de Relacionamento. O sistema de coleta e tratamento de esgoto também foi ampliado chegando a nove estações.

A empresa também cria e apoia projetos socioambientais, que vão do desassoreamento de lagoas, plantio de mudas, atendimentos com o ‘Pipinha’, até campanhas de doações de sangue, alimentos, agasalhos, brinquedos e materiais escolares.

O Programa Olhar Ambiental está presente desde o início, onde em parceria com vários setores da sociedade, promove e apoia ações como transmissão de conhecimentos sobre os processos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, difusão de práticas de conservação do meio ambiente, sobretudo através do uso consciente da água, gestão de resíduos e universalização do saneamento básico.

O Trata Óleo também é sucesso, conscientizando a população da importância de descartar corretamente o óleo de cozinha usado.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!