Meninos de 12 e 13 anos aderem a vacinação contra o vírus HPV em Pará de Minas


Desde de janeiro de 2017 o calendário de vacinas contempla a imunização contra o vírus HPV para os meninos de 12 e 13 anos. Também fazem parte do esquema todas as meninas de 9 a 14 anos.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O papilomavírus humano (HPV) é a infecção sexualmente transmissível (DST) mais comum. Brasil é o primeiro país da América do Sul e o sétimo do mundo a oferecer a imunização para adolescentes do sexo masculino.

As doses podem prevenir os cânceres do colo do útero, vulva, vagina, pênis, ânus e orofaringe. A proteção reflete na diminuição dos casos de HPV e no número de mortes provocadas pelo vírus.

Para os meninos está disponível na rede pública de saúde a vacina quadrivalente. A primeira dose deve ser tomada entre 12 a 13 anos e a segunda seis meses depois.

Vale lembrar que não basta tomar apenas a primeira dose. Já o esquema de três doses (0, 2 e 6 meses) permanece para todas as meninas e mulheres de 9 a 26 anos vivendo com vírus HIV.

Só em janeiro foram aplicadas 768 doses da vacina em meninos e meninas de Pará de Minas. De acordo com Érica Regina da Silva, coordenadora do setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, a procura tem sido grande:


Érica Regina da Silva
vacinahpvericareginadasilva1

Todos os postos de saúde estão aplicando as vacinas contra o HPV. A recomendação é que esses jovens, acompanhados pelos pais ou responsáveis, procurem a unidade mais próxima para ser imunizados:

Érica Regina da Silva
vacinahpvericareginadasilva2

Até o ano de 2020 a faixa etária masculina será ampliada gradativamente para meninos a partir de nove anos de idade. A meta do Ministério da Saúde é proporcionar uma proteção cada vez maior.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!