Ciclista diz que uso de bike aumenta em Pará de Minas, mas trânsito parece terra sem lei


A questão mobilidade urbana é uma das mais preocupantes para todos os gestores públicos municipais. O crescimento da frota de carros, motos, caminhões e carretas aumentam os desafios no uso dos espaços públicos.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Em grandes centros urbanos como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, o uso de bicicletas vem crescendo. Muitos trabalhadores estão utilizando este meio de transporte alternativo para chegar ao local de trabalho.

Além de não poluir o meio ambiente, a bicicleta promove a atividade física e a qualidade de vida. O veículo de duas rodas também ocupa menos espaço na cidade e o ciclista consegue evitar engarrafamentos.

Em Pará de Minas as equipes de ciclistas vêm ganhando cada vez mais adeptos. Os ciclistas se juntam e percorrem ruas e avenidas da cidade, além de passar por trilhas e estradas de asfalto e terra na região.

O empresário Jairo Mendes, membro da Associação dos Ciclistas de Pará de Minas (Asciclis), acredita que a maior divulgação do uso da bicicleta como meio de locomoção tem incentivado mais pessoas a aderir à nova cultura:


Jairo Mendes
usodebikejairomendes1

Ele afirma que infelizmente os condutores de veículos não têm educação no trânsito e desrespeitam as regras de circulação, transformando Pará de Minas em uma verdadeira terra sem lei. Outro problema é a falta de fiscalização por pessoas qualificadas:

Jairo Mendes
usodebikejairomendes2

O ciclista destaca a necessidade de se implantar alterações no trânsito que privilegiam o trânsito de pedestres. Ele considera um absurdo o tráfego de caminhões pesados na área central da cidade:

Jairo Mendes
usodebikejairomendes3

Os usuários da bicicleta não têm ciclo faixas para utilizar. Também não existem bicicletários e segundo Jairo Mendes algumas escolas proíbem o uso da bike. Posturas consideradas absurdas e um contra-senso na educação dos jovens:

Jairo Mendes
usodebikejairomendes4

Para que a bicicleta seja adotada como meio de transporte por mais pessoas é preciso que sejam implementadas diversas mudanças no trânsito da cidade. Além disso, é preciso realizar campanhas educativas visando conscientizar motoristas, ciclistas e pedestres.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!