Inácio Franco lamenta crise no HNSC e acredita que além do financeiro existe problema de gestão


Nos últimos meses o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) foi alvo de muitas discussões polêmicas envolvendo os médicos, a diretoria, o secretário municipal de Saúde, Cléber de Faria Silva e o prefeito Antônio Júlio de Faria.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

De um lado os médicos e os diretores do único hospital de Pará de Minas cobravam o envio das verbas de subvenções por parte do município. A alegação era de que a falta desses recursos complicou a situação.

Por outro, o gestor do Sistema Único de Saúde (SUS) disse que todos os convênios celebrados foram cumpridos. O prefeito ressaltou que as subvenções não são obrigatórias e o município não tem dinheiro para os repasses pretendidos.

Os médicos protestaram o atraso no pagamento de plantões e procedimentos realizados e que não foram pagos pelo HNSC. Os profissionais paralisaram parcialmente o atendimento durante um dia.

O movimento foi definido após uma assembléia do corpo clínico com a participação do Conselho Regional de Medicina (CRM). Após as discussões a paralisação foi descontinuada e o atendimento voltou ao normal.

O HNSC renegociou dívidas com uma instituição financeira e negociou o pagamento dos médicos em parcelas. A categoria até aceitou doar uma parte dos vencimentos para o estabelecimento de saúde.

O deputado estadual Inácio Franco (PV) lamentou a situação difícil que vem enfrentando o HNSC. Ele destacou a importância da unidade de saúde para toda a microrregião e a necessidade de encontrar soluções:

Inácio Franco
crisehnscinaciofranco1

O parlamentar explica que quanto mais o poder público investe na área da saúde, maior a demanda de pacientes. Ele lembra o que aconteceu no município de Betim, quando milhares de pessoas buscaram atendimento no município:

Inácio Franco
crisehnscinaciofranco2


Uma das ferramentas importantes para melhorar o atendimento aos pacientes do SUS é a informatização. Dessa forma os prontuários eletrônicos dariam agilidade e fluidez à marcação de consultas e exames:

Inácio Franco
crisehnscinaciofranco3

Inácio Franco relembra que já conseguiu mais de R$ 5 milhões para investimentos em melhorias da estrutura física da instituição. Ele afirmou que também existe um problema de gestão e que alguns profissionais só trabalham visando dinheiro e se esquecem da parte humanitária da função:

Inácio Franco
crisehnscinaciofranco4

O deputado estadual informou que o prefeito eleito Elias Diniz (PSD) procurou uma instituição financeira para diluir as dívidas do HNSC. Outra questão levantada pelo parlamentar é a vinda de novos médicos para trabalhar em Pará de Minas, dando oportunidade para que esses profissionais salvem vidas:

Inácio Franco
crisehnscinaciofranco5

Recentemente o diretor clínico do HNSC, Evandro Ferreira Campos, pediu demissão do cargo. A diretoria da entidade ainda não divulgou oficialmente o nome do novo ocupante do cargo, já que o vice-diretor clínico Zilmo César Antunes Dourado não assumirá a função.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!